Após três mandatos consecutivos na Câmara Municipal, o vereador licenciado Felipe Alves (União) tomou posse na manhã da terça-feira (7) como novo secretário de Serviços Urbanos (Semsur) de Natal. A cerimônia aconteceu no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura Municipal. Ele havia sido empossado recentemente para seu quarto mandato na Câmara Municipal, após o afastamento da vereadora Nina Souza (União), que assumiu a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). Contudo, ele se afastou novamente do Legislativo, reforçando a presença de vereadores e de ex-vereadores na administração municipal.
Paulinho recebeu apoio majoritário dos vereadores para sua candidatura e vai governar com uma bancada de mais de dois terços dos parlamentares. O presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), avalia que a experiência de Paulinho em seis mandatos no legislativo, contribui para essa proximidade com membros do parlamento. “Ele já foi seis vezes vereador, seis vezes presidente, conhece muito os problemas de Natal e conhece os vereadores que atuam nas comunidades. Os secretários que já fizeram parte dessa Casa, conhecem os problemas e chegas no Poder Executivo com o intuito de fortalecer e convergir os interesses para o avanço da nossa cidade”, declarou.
Já se licenciaram da Câmara os vereadores reeleitos, Nina Souza (União) e Hermes Câmara (Cidadania) que assumiram, respectivamente a Assistência Social (Semtas) e o Esporte (SEL). Mas os vereadores que não se elegeram, Raniere Barbosa (União) e Dickson Júnior (União), que foram nomeados como Secretário Especial do Gabinete do Prefeito.
A saída de Nina fez com que o primeiro suplente Felipe Alves, fosse empossado vereador mas, posteriormente, ele também deixou a função para assumir a Semsur, que tem como principal atribuição a gestão, fiscalização e execução de serviços urbanos essenciais na capital potiguar.
O novo titular da pasta destacou o grande desafio que representa a nova função. “Eu que fui vereador por 12 anos e atuei no outro lado, fiscalizando e cobrando o Executivo, agora tenho a oportunidade de realizar e contribuir de fato”, disse.
Alves ressaltou ainda que entre as prioridades estão a melhoria da iluminação pública e o cuidado com áreas como praças, feiras e mercados. “A Secretaria de Serviços Urbanos é essencial, complexa e lida diretamente com as necessidades cotidianas da população. Estou muito motivado e confiante de que a experiência adquirida na Câmara será fundamental para enfrentar os desafios dessa nova função”, afirmou.
A cerimônia de posse foi realizada pelo prefeito Paulinho Freire (União) e contou com a presença de outros membros do novo secretariado e assessores da administração municipal. “Essa posse marca o início de um novo ciclo para Felipe Alves, que assume uma das pastas mais estratégicas da administração municipal, com a missão de melhorar a infraestrutura e os serviços urbanos de Natal”, pontuou o prefeito.
Ele destacou sua longa convivência com Felipe Alves na Câmara Municipal e expressou sua confiança na escolha. “Tive o privilégio de trabalhar com Felipe durante três mandatos. Ele é uma pessoa muito preparada, focada e, sem dúvida, será um excelente secretário. A Semsur exige muito trabalho, pois trata de serviços essenciais para a cidade, e tenho plena confiança de que ele fará um grande trabalho em prol da população”, disse o prefeito.
Paulinho também mencionou que a composição do seu secretariado está quase completa, com apenas alguns ajustes finais a serem feitos. “A gente ainda está estudando algumas pastas, duas ou três que estão faltando confirmar os nomes, mas vamos com paciência completar esse time”, frisou Paulinho Freire.
Para a vereadora Camila Araújo, Paulinho cumpre com a promessa feita aos seus correligionários. “Que bom que o prefeito Paulinho está cumprindo com o que prometeu quando formou a nominata com vereadores para as eleições e hoje nomeia vereadores com quem tem proximidade para ajudar a melhorar e desenvolver a nossa cidade”, disse a parlamentar.
Chagas retorna à Câmara
Com o afastamento de Felipe Alves para assumir a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Chagas Catarino (União) foi convocado e passou a assumir seu 5º mandato parlamentar na Câmara Municipal de Natal. Ele não havia conseguido se eleger nas eleições do ano passado e ficou na segunda suplência, enquanto Felipe tinha ocupado a primeira suplência do partido.
“A gente vai fazer um trabalho muito forte, continuar, como sempre, nas comunidades do Natal, defender as mulheres. Será um quinto mandato com muita tranquilidade, buscando estar na comunidade, nos bairros”, disse o vereador.
A posse ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (7) presidida pelo presidente da Casa, vereador Eriko Jácome que classificou a atuação do parlamentar. “Sem sombra de dúvidas, quem ganha é Natal e toda a população. É um vereador que conhece a Casa, que tem o respeito de todos os vereadores e vem para somar e fortalecer nosso parlamento”, disse ele.
Na última sexta-feira (3), tinham sido empossados os vereadores Felipe Alves (União) e Clayton da Policlínica (PSDB), depois que Nina Souza (União) e Hermes Câmara se licenciaram para assumir, respectivamente, as secretarias de Assistência Social e de Esportez e Lazer.
Tribuna do Norte