SELO BLOG FM (4)

Gavião-carijó e coruja-buraqueira são resgatados pela Guarda Municipal na zona Norte

FOTO: DIVULGAÇÃO

O trabalho de preservação da fauna silvestre realizado pelo Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal (Gaam/GMN) vem sendo ampliado com o aumento de ocorrências de animais feridos ou em situação de perigo dentro da área urbana. Ainda na sexta-feira (16), um gavião-carijó e uma coruja buraqueira foram resgatados com sinais de ferimentos. Nas duas situações as aves foram resgatadas no bairro Nova Natal, na zona Norte da capital.

A coruja buraqueira (Athene cunicularia) foi encontrada dentro de uma residência localizado na Rua Boi Bumbá. A ave foi averiguada pelos guardas municipais que detectaram que o animal estava sem movimentação nas pernas e nas garras, ocasionando a impossibilidade de voar. “Acreditamos que o ferimento se deu devido a uma colisão frontal, provavelmente, com um muro residencial próximo. A equipe procedeu o resgate da ave cautelosamente no sentido de mitigar os danos ao animal já lesionado”, contou o guarda A. Perreira.

Já o segundo resgate foi o de um gavião-carijó que adentrou no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Stella Lopes da Silva, na Rua dos Mororós, conjunto Nova Natal. O animal passou por uma análise preliminar do seu estado de saúde onde os guardas perceberam a dificuldade da ave alçar voo, permanecendo sempre no solo. “Não conseguimos identificar o motivo do gavião não voar, então demos sequência ao resgate mantendo-o na mesma caixa de papelão que se encontrava, no sentindo movimentar o indivíduo o menos possível, até a entrega aos cuidados veterinários”, contou A. Perreira.

As duas aves silvestres foram direcionadas a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), no Parque das Dunas, e em seguida encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para que as mesmas sejam avaliadas por veterinário, passem por tratamento e, quando em boas condições, sejam devolvidas a natureza.

A coruja-buraqueira é uma ave de pequena. Quando adulta, chega a medir de 23 centímetros a 27 centímetros e a pesar entre 170 gramas e 214 gramas. Tem uma envergadura entre 53 centímetros e 61 centímetros. Já o gavião-carijó mede de 31 a 41 centímetros de comprimento, sendo os machos 20% menores que as fêmeas. Este último é encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil. É uma espécie predominante no Brasil.

Para acionar as equipes de resgate de animais silvestre da Guarda Municipal, o cidadão pode ligar para o número 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as guarnições serão deslocadas ao local da ocorrência.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui