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Gasto com presentes dos Namorados deve cair em Natal e em Mossoró, aponta IPDC/Fecomércio

GASTO COM PRESENTES DOS NAMORADOS DEVE CAIR EM NATAL E EM MOSSORÓ, APONTA IPDC/FECOMÉRCIO

GASTO COM PRESENTES DOS NAMORADOS DEVE CAIR EM NATAL E EM MOSSORÓ, APONTA IPDC/FECOMÉRCIO

Levantamento aponta redução de 9,7% nos gastos dos natalenses. Mossoroenses vão gastar 12,8% menos este ano

 

Uma das datas comemorativas mais expressivas para o comércio varejista e para o setor de serviços, o Dia dos Namorados (12 de junho), deve refletir este ano o momento de dificuldades na economia, tanto em Natal quanto em Mossoró. Em Natal, o valor médio dos presentes será de R$ 116,93 – 9,7% menor do que o registrado em 2015, quando ficou em R$ 129,50. Já em Mossoró, o gasto médio deve ser de R$114,45 em 2016, contra R$131,30 gastos (média) no ano passado, o que equivale a uma queda de 12,8%.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (IPDC/Fecomércio) nas duas cidades. Em Natal, o IPCD ouviu 650 pessoas, entre os dias 19 e 21 de maio de 2016. Já em Mossoró, a coleta dos dados aconteceu entre 16 e 18 de maio, e entrevistou 500 pessoas.

Quase 60% dos natalenses irão comprar presentes de até R$ 100

Segundo o levantamento, 53,5% dos consumidores natalenses estão predispostos a comprar presentes em função da data este ano, índice que representa uma queda de 3% em relação à intenção de consumo registrada no ano anterior. Dos que irão às compras, mais de 91% dos entrevistados pretendem comprar apenas um produto.

Entre os que não irão às compras, 46,7% alegam falta de dinheiro. Com relação ao valor do presente, 44,7% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100; 25,6% pretendem gastar entre R$101 e R$200; 14,1% pretendem gastar até R$ 50; e somente 6,6% devem gastar R$ 300.

Os artigos de vestuário encabeçam a lista de intenções de compras com 37,1%; seguido dos perfumes e cosméticos (16,7%); joias/relógios/acessórios (11,5%); e calçados (10,9%). O local de compras escolhido pela maioria dos participantes da pesquisa do IPDC/Fecomércio RN foi o comércio de rua, com 51,1% da preferência. Logo depois, estão as lojas dos shoppings centers, com 38,5%; a internet (3,7%); floriculturas (2,3%); e autônomos (0,6%).

As compras à vista em dinheiro foram apontadas como opção por 56% dos entrevistados na pesquisa. Outros 35,5% devem efetuar o pagamento no cartão de crédito ou parcelado. A proporção de quem prefere pagar à vista, em dinheiro ou cartão de débito, caiu 2,7% em 2016 em relação à 2015, e a intenção dos que pretendem comprar a prazo, em cartão de crédito ou boleto, aumentou 3,1% em comparação com a pesquisa do ano passado.

Para garantir a venda, os comerciantes terão que oferecer promoções e descontos aos consumidores. Mais de 46% dos natalenses apontaram este como o principal motivo que pode influenciar na decisão de compra. Também se destacam entre os motivadores para o consumo a qualidade dos produtos (43,1%) e a marca dos itens (11,8%).

Entre os entrevistados, 31,2% dos natalenses informaram que pretendem realizar algum passeio no dia 12 de junho. O índice é 9,3% menor do que o obtido na mesma pesquisa em 2015, quando 40,5% dos entrevistados disseram que iriam realizar uma programação especial. Este ano, 16,9% apontaram os restaurantes como o local escolhido para a comemoração; seguido de cinema ou teatro (4,6%); e casa de familiar (4,3%).

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