(Da redação do BLOG do FM) – Cinco dias depois que a Petrobras anunciou redução de 18 cenatvos no preço da gasolina, hoje em Natal alguns revendedoras já tinham atualizado suas tabelas. Em alguns postos o litro do combustível é possível encontra por menos de R$5,00.
O anuncio da queda nos valores foi feito na última segunda-feira (15), mas redução não chegou com a mesma velocidade dos reajustes para cima, quando a estatal autoriza aumentos.
A redução dos combustíveis vem sortindo efeito também, em função da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotada pelos estados depois que foi sancionado o projeto que cria um teto para o imposto sobre itens como diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
Pelo texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, o que impede que os estados cobrem taxa superior à alíquota geral que varia de 17% a 18%, dependendo da localidade. Até então, os combustíveis e outros bens que o projeto beneficia eram considerados supérfluos e pagavam, em alguns estados, até 30% de ICMS.