Os comerciantes com empreendimentos instalados em Natal retomam as atividades nesta terça-feira (21), na Fração 2 da Fase 2 de retomada econômica na capital. A reabertura se dará com horário reduzido de funcionamento. A Prefeitura do Natal publicou, na sexta-feira (17), um decreto com regras a serem cumpridas pelos centros comerciais e galerias com ventilação natural, sem ar condicionado, contemplados nessa nova fase. Os shoppings com sistema de ar condicionado não poderão funcionar, mesmo que com os equipamentos desligados.
Créditos: DivulgaçãoShopping Cidade Jardim, na zona Sul de Natal, opera sem o uso de ar condicionado central e confirmou reabertura para o dia 21Shopping Cidade Jardim, na zona Sul de Natal, opera sem o uso de ar condicionado central e confirmou reabertura para o dia 21
Pelo decreto publicado nesta sexta-feira, os supermercados, hipermercados e atacarejos poderão funcionar das 7h às 22h, todos os dias da semana. Já o comércio “de porta para a rua” poderá funcionar das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados. As academias, centros de crossfit, estúdios de musculação e pilates e afins poderão funcionar das 6h às 22h, de segunda-feira a sábado.
As galerias comerciais e os centros comerciais, com abertura prevista 21 de julho, poderão funcionar também das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados. Os shopping centers sem sistema de ar-condicionado, poderão funcionar das 12h às 20h, todos os dias da semana. Permanece proibida a abertura dos shopping centers com sistema de ventilação por ar condicionado, ainda que desligado.
Os restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes e food parks de até 300 metros quadrados poderão funcionar das 11h às 23h, todos dias da semana, para as vendas de salão, com atendimento presencial ao consumidor. Os comércios e serviços de alimentação poderão atender os clientes fora do horário estipulado, exclusivamente para o serviço de entrega domiciliar, sem que haja limitação de horário.
Cuidados
No decreto publicado pelo Executivo, caberá à administração do comércio ou serviço limitar a permanência simultânea de consumidores, ficando com o limite de um cliente para cada 5 metros quadrados da área local. Além disso, também fica proibido o acesso ou permanência de pessoas sem a utilização de máscara.
Pelo decreto, que segue o protocolo de retomada econômica sugerido pelo setor produtivo, também é obrigada a disponibilização de álcool a 70% para os clientes já na porta de entrada, assim como também é necessário que os proprietários garantam o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, inclusive com afixação de indicativos visuais, no chão, para filas. Também é necessária a recomendação de que pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes se abstenham de ingressar no local.
Reabertura confirmada
Seguindo o cronograma da retomada das atividades comerciais propostas pelas autoridades, o Shopping Cidade Jardim confirmou sua reabertura para a terça-feira (21), com todas as ações do protocolo de segurança garantidas, e funcionando em horário diferenciado, das 12h às 20h.
A administração do shopping esclareceu que além de ser um dos poucos em Natal que funcionam como espaço aberto – e, assim, com maior circulação de ar – tomou todas as medidas necessárias para preservar a saúde de todos. Desde que a Associação Brasileira dos Shopping Centers emitiu um Protocolo de Retomada, aprovado pelo Hospital Sírio Libanês, o Cidade Jardim se adequou.
Amélia Dutra, gerente de marketing, reforçou o compromisso do shopping com o bem-estar de todos. “Temos os recursos necessários para executar e fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e faremos isso. Pedimos que cada cliente também se cuide, e assim poderemos, aos poucos, retornar às nossas rotinas, com responsabilidade, consciência e, principalmente, saúde”, declarou.
Tribuna do Norte