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Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN lança canais de atendimento

UMA AÇÃO PARA APRESENTAR OS NOVOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO E SENSIBILIZAR OS SERVIDORES FOI REALIZADA NO HALL DA FUNDASE/RN

A Fundação de Atendimento Socioeducativo – Fundase/RN modernizou a Ouvidoria e lançou novos canais de atendimento nesta segunda-feira (26). Com isso, servidores, adolescentes em cumprimento de medida de privação e restrição de liberdade, seus familiares e a população em geral podem entrar em contato com a instituição de forma simplificada.

Uma ação para apresentar os novos canais de comunicação e sensibilizar os servidores foi realizada no hall da Fundase/RN, com as presenças do presidente da Fundase/RN, Herculano Campo, e demais gestores; da secretária de estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Iris Oliveira, e do controlador geral do RN, Pedro Lopes.

Para denúncias, reclamações, pedidos gerais de informação, críticas, sugestões, elogios, qualquer cidadão pode entrar em contato por meio dos telefones (84) 3232-7120 e 0800 084 8000 (ligação gratuita), além da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação no  e pelo e-mail: [email protected].

Os interessados podem recorrer ainda ao atendimento presencial, na sede da Fundase/RN, que fica no Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Norte – BR 101 – KM O – Lagoa Nova (mesmo prédio da Secretaria de Estado, Trabalho, Habitação e Assistência Social – Sethas).

Após o recebimento da manifestação, a Ouvidoria entra em contato com a área responsável pela questão. Em seguida, responde ao demandante, explicando quais medidas serão tomadas ou justificando a ausência de resolução.

Missão

De acordo com a ouvidora, Ticianne Perdigão , a Ouvidoria atua de forma imparcial e sigilosa e tem como principal objetivo garantir a participação do cidadão na gestão pública e identificar deficiências na prestação dos serviços para, assim, trabalhar para melhorá-la.

“Podemos melhorar o serviço a partir das demandas que aparecem na Ouvidoria. Mudando a cultura interna de recebimento podemos mudar nossa instituição e oferecer um serviço público com mais qualidade, transparência e empatia com o cidadão”, explicou Ticianne, que já realizou neste ano, junto à Presidência, dois encontros com famílias de adolescentes, em Natal e Mossoró.

A Ouvidoria é um direito legal da população desde 2011, segundo destacou o controlador geral, Pedro Lopes. “Todos os órgãos têm que prestar informações. O ideal é que cada órgão tenha sua Ouvidoria. A Controladoria gerencia e monitora todos os processos. Estaremos sempre à disposição de vocês”, garantiu.

Pedro Lopes e a secretária Iris Oliveira enfatizaram o caráter “servidor público” desse tipo de trabalho. “O trabalho da Ouvidoria precisa da inteligência e do compromisso de cada um. Uma das coisas que trago na minha vida como servidora pública é que precisamos dar o melhor de nós. Não podemos deixar de cumprir com nossa obrigação com a sociedade, que é quem paga os impostos e financia nossos salários”, destacou Iris, lembrando ainda que esse setor é fundamental para garantia dos direitos dos adolescentes que cumprem medidas.

“Tudo que pudermos fazer para que possamos devolver à sociedade crianças e adolescentes que tiveram tirados de si a dignidade, a gente deve fazer”, finalizou, concordando com a fala do presidente Herculano, que destacou a Ouvidoria como reguladora das ações da Fundação.

É também um canal de mediação, controle e regulação dos diferentes serviços e setores que demandam nosso trabalho. Esse é um momento de chamado à coparticipação. A gente espera construir a gestão com a parceria de todos”, disse o presidente da Fundase/RN. 

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