Possibilitar o acesso a água de qualidade e ampliar a oferta nas regiões que mais sofrem com a seca. Essa é uma das prioridades da Fundação Nacional de Saúde no Rio Grande do Norte (Suest/RN), preocupada em garantir à população mais dignidade e qualidade de vida.
Nesse sentido, desde o início de 2022, a Funasa/RN empreende o Programa federal A Força-Tarefa das Águas, que de forma complementar à transposição do Rio São Francisco pretende levar água a pequenas comunidades rurais sem abastecimento.
Em 2022, já foram construídos 1.651 poços em apenas 11 meses, beneficiando 57.231 famílias (cerca de 9% da população potiguar) espalhadas em 70% dos municípios norte-rio-grandenses (117).
A título de comparação, a Funasa/RN construiu mais poços do que a soma de todas as demais superintendências da Funasa no resto do Brasil, e mais do que a soma de todos os poços construídos pela DNOCS em todo o Nordeste durante o ano de 2022.
Já foram investidos mais de 102 milhões de reais, a maior parte bancados por emendas dos deputados federais potiguares. Em 2023, já estão garantidos 45 milhões de uma emenda da Bancada Federal para a continuidade das obras.