SELO BLOG FM (4)

Fórum Caminhos do RN: Paulinho reforça legado de Álvaro e Carlos cobra Caern

FOTO: REPRODUÇÃO

No Fórum Caminhos do RN, promovido na terça-feira (17), quatro candidatos à Prefeitura de Natal apresentaram propostas para impulsionar o desenvolvimento econômico da capital, com ênfase no empreendedorismo, Parcerias Público-Privadas (PPP), inovação tecnológica e na consolidação dos instrumentos presentes no Plano Diretor. Todos eles receberam a Agenda Propositiva da Indústria.

Participaram Carlos Eduardo Alves (PSD), Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante) e Paulinho Freire (União), cada qual em horário específico, de modo que não houve debate entre eles. Contudo, responderam perguntas elaboradas por sindicatos que compõem a Fiern.

Paulinho Freire apontou a revisão do Plano Diretor como o maior legado da gestão do prefeito Álvaro Dias. “Vamos explorar as possibilidades de investimentos que surgiram com o Plano Diretor”, disse ele, apresentando os números de empreendimentos e de empregos gerados após a sanção do novo plano.

Carlos Eduardo prometeu que vai executar o que foi aprovado no plano, mas que será necessário o governo do Estado garantir o saneamento. “O Plano diretor é uma lei, aprovada, sancionada e que vai ser cumprida. Vai verticalizar a cidade sem saneamento? É de interesse público e privado acompanhar e cobrar essa obra à Caern e ao governo do Estado”, disse.

Para a candidata Natália Bonavides, existe a possibilidade, com o fortalecimento da infraestrutura de revitalizar bairros, com infraestrutura precarizada, e colocar tecnologia, economia criativa, setores de inovação que podem receber incentivos da Prefeitura para ocupar esses espaços.

Mas a lei precisará ser revista periodicamente e a ideia de Rafael Motta é reduzir o prazo de rever essa legislação. “Nossa ideia é fazer a revisão em menos tempo, de dois em dois ou de três em três anos”, disse ele.

Outro tema de destaque foi a visão que os candidatos têm sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) e se pretendem concretizá-las.

Carlos Eduardo disse que se o poder público não tem os recursos para resolver os problemas, precisa da iniciativa privada. “Já fizemos isso na solução do lixo doméstico e do lixo hospitalar de Natal. O orçamento era acima da capacidade financeira da Prefeitura e nós trouxemos a iniciativa privada. Então, essas parcerias são saudáveis, dentre outras parcerias, como a Transferência de Potencial Construtivo”, pontuou.

Ele prometeu que, caso ganhe as eleições, o setor produtivo pode esperar trabalho em parceria.

Já Paulinho Freire destacou que as PPPs estão em todas as áreas do seu plano de governo. “Sou totalmente a favor das PPPs. Vamos fazer na área do turismo várias parcerias. O importante é que o cidadão tenha acesso e que os serviços funcionem. Vamos buscar parcerias porque sabemos onde buscar”, disse ele, apontando que tem mais chances de conseguir recursos através de emendas com parlamentares que o apoiam.

Paulinho também disse que faria parceria com o Instituto Metrópole Digital e com o Sesi para abrir escolas-modelo em Natal, semelhante a de São Gonçalo do Amarante.

Neste sentido, Natália Bonavides frisou que a Prefeitura tem um papel estratégico e fundamental na articulação de ações que permitam que a cidade potencialize as atividades econômicas. Ela também destacou parcerias com entidades como Sesi e o Instituto Metrópole Digital.

Quando o município tem serviço deficitário, pode chamar a iniciativa privada para ajudar. Essa é a visão de Rafael Motta. “Me comprometi a zerar a fila de espera nas creches. Como? Parcerias Público Privadas”, declarou.

Ele citou como exemplo outras áreas para tanto, como a iluminação pública e grandes obras, como o túnel que ele promete construir entre a Avenida Nevaldo Rocha e a Via Costeira. “Nossa ideia é fazer PPPs em setores que sejam mais onerosos. O que quero é que o município tenha políticas públicas que atendam os cidadãos”, disse.

Fiern faz pauta propositiva da indústria do RN

O presidente da Fiern, Roberto Serquiz, entregou a cada candidato, durante o Fórum Caminhos do RN, a Agenda Propositiva da Indústria para o Desenvolvimento dos Municípios. O documento destaca propostas do setor industrial em sete segmentos da gestão pública que, adotadas, devem estimular o desenvolvimento econômico da cidade.

“O evento foi a oportunidade dos candidatos mostrarem sua visão para a economia e o ambiente de negócios e de conhecerem melhor as demandas da indústria. Na agenda estão relacionados sete itens que têm um embasamento estatístico, um embasamento técnico e apresentando propostas sobre as dificuldades que foram relacionadas”, destacou Serquiz.

Elaborada pela Fiern por meio do Observatório da Indústria MAIS RN e Unidade de Desenvolvimento Industrial, o documento reúne a visão do setor industrial sobre os seguintes eixos: Educação, Segurança Pública, Parceria Pública-Privada (PPPs), Infraestrutura e Urbanismo, Empreendedorismo e Ambiente de Negócios, Sustentabilidade, Desenvolvimento Municipal e Mobilidade Urbana. “Então, são temas vitais para que a indústria possa também contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, pontuou o presidente da Fiern.

Cpm informações da Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui