Começou nesta sexta-feira (4), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, a 34ª edição do Maior São João do Mundo. A festa com duração de 31 dias foi aberta ao som música “Olha pro céu” de Luiz Gonzaga que já é considerada um hino da festa. Segundo a organização do evento, cerca de 100 mil pessoas estiveram na primeira noite, lotando o Parque do Povo. Biliu de Campina, Flávio José, Jáiro Madruga e Márcia Felipe foram as atrações principais. O São João em Campina Grande acontece até o dia 3 de julho.
Antes mesmo da abertura oficial, subiram ao palco os cantores e compositores paraibanos Biliu de Campina e Flávio José, que já começaram a fazer o público matar a saudade do São João, após 11 meses de espera desde o fim da última edição, em 5 de junho de 2015. Segundo o cantor Flávio José se apresentar no primeiro dia do evento é uma missão desafiadora, pois a ansiedade do público exige que show que atenda as expectativas.
“A minha história no Maior São João do Mundo começou em 1991 e de lá pra cá fiquei de fora em apenas duas edições. Pra mim, está no Parque do Povo abrindo mais um São João é uma honra e também uma grande responsabilidade, pois a gente precisa fazer um bom show para que as pessoas saiam correspondidas”, disse o cantor.
No palco, Flávio José cantou grandes sucessos de sua carreira como De mala e cuia, Espumas ao vento, Pra você voltar pra mim, Tareco e mariola, Me diz amor, A natureza das coisas, sendo acompanhado pelo público que tinha as letras na ponta da língua. Antes disso o cantor Biliu de Campina já havia feito uma apresentação cantando coco de roda, xaxado e baião, brincando com rimas e temas do cotidiano. Para ele, o São João é uma alegria que se repete todos os anos.
Sâmia Costa mora em Campina Grande e estava ansiosa para o início do São João 2016 “Ano passado eu vim até o último dia e ficou naquela saudade depois que acabou. O que eu espero é que este ano o São João possa ser melhor que o ano passado”, disse a moradora do bairro Ramadinha.
Já as paulistas Virna Malheiros e Tatiana dos Santos Sousa, estiveram pela primeira vez em Campina Grande e na Paraíba. Elas vieram ao estado para acompanhar a passagem a Tocha Olímpica, em João Pessoa, e aproveitaram o fim de semana para conhecerem o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e contam que ficaram impressionadas com estrutura cenográfica do Parque do Povo.
“Estou pela primeira vez no São João de Campina Grande e é uma energia inacreditável que a cidade passa. As comidas, as decorações, tudo é muito lindo. Eu nunca tinha visto essa estrutura montada em festas, apenas em parques temáticos como a Disney. Vim para passar três dias, mas já quero voltar em breve”, disse Virna Malheiros
O comerciante Dayvson Viana está trabalhando pela primeira vez no Parque do Povo, vendendo bebidas na área do palco principal e pretende garantir uma boa renda com o evento. “Essa festa é muito boa para a economia. Estamos só no primeiro dia e já deu pra perceber que o potencial para vendas é muito grande. Estou feliz e empolgado para o restante do São João”, disse ele.
Quando o relógio marcava 0h24 o cantor Jáiro Madruga subiu ao palco e, após uma rápida contagem regressiva, abriu o São João cantando a música “Olha pro céu meu amor”, assim como já é tradição, enquanto acontecia uma queima de fogos que durou cerca de 12 minutos. Abrindo a programação oficial do Maior São João do Mundo, a cantora amazonense Márcia Felipe subiu ao palco no início da madrugada e levou o público a loucura com seu show marcado por efeitos, danças e forró estilizado.
Até o dia 3 de junho vão ser mais 30 noites de festa no Parque do Povo. Para este sábado (4) a programação oficial no palco principal do Maior São João do mundo conta com shows de Pinto do Acordeon, Jorge de Altinho, Roninho do Acordeon e Felipe Lemos. As atrações começam a partir das 21h. Além disto vão acontecer apresentações na pirâmide do Parque do Povo, palco cultural e nas palhoças de forró pé-de-serra.
Informações: G1/RN