Um trailer instalado de forma irregular no canteiro da Avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis, zona sul da cidade, foi retirado nesta segunda-feira (21) por uma força-tarefa dos órgãos municipais formadas por equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Mobilidade Urbana (STTU) e da Guarda Municipal (GMN). De acordo com denúncia de populares, uma árvore do pau-brasil foi destruída para dar lugar ao estabelecimento comercial sobre rodas, o que causou revolta nos moradores.
A Guarda Municipal deu cobertura na segurança dos trabalhadores enquanto o trailer foi recolhido por guincho da Prefeitura Municipal que contou também com o suporte da STTU. A SEMURB orienta através do portal da Prefeitura do Natal que para construir, reformar ou legalizar edificações, instalar atividades econômicas, eventuais e equipamentos de anúncios na cidade, é necessária a devida autorização da gestão municipal mediante o processo de licenciamento urbanístico/ambiental.
O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica (Paubrasilia echinata) e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga. É uma árvore que possui galhos com espinhos e pode alcançar até 15 metros de altura.