O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves registrou 110 mil passageiros no mês de outubro, somando os embarques e desembarques. Esse número corresponde a 60% em comparação ao ano passado. Os dados são do setor de inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e confirmam a retomada da atividade turística no Rio Grande do Norte, um dos principais motores da economia estadual.
“É uma alegria ver novamente essa movimentação em nosso aeroporto. Comprova que o trabalho de planejamento da retomada foi bem desenvolvido. É importante ressaltar a união entre o governo e as entidades do trade turístico durante todo esse processo. Teremos uma excelente alta temporada, isso significa crescimento da economia do estado, geração de emprego e renda”, comemorou Aninha Costa, secretária de turismo do RN.
O transporte aéreo foi um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, que em abril registrou o mês de maior queda de passageiros e voos pelas companhias. Nos últimos meses, a partir do Plano de Retomada, o foco tem sido no aumento dos voos domésticos regulares e fretados para o estado de várias partes do Brasil.
O volume de passageiros em outubro manteve a taxa de crescimento em torno de 50% em relação ao mês anterior. A previsão para dezembro é o crescimento de 110% em relação a julho deste ano, e a recuperação de 80% da malha doméstica do estado para janeiro de 2021.
Os números também refletem o investimento na promoção do destino, para o qual foram realizadas diversas campanhas com operadoras de viagens, companhias áreas e também para os turistas. “Fomos o primeiro estado do Brasil a receber o selo Safe Travels do WTTC e criamos o selo turismo + protegido para nos posicionarmos com um destino seguro e isso nos colocou numa posição de destaque no âmbito da retomada”, afirmou Bruno Reis, presidente da Emprotur.