Um peixe-boi marinho foi resgatado nesta terça-feira (14), na Praia de Barra de Maxaranguape, no minicípio de Maxaranguape. O animal, da espécie Trichechus manatus, possui de 1 a 30 dias de vida e mede 1,17 metros e pesa cerca de 29 quilos.
O resgate foi realizado pelas equipes da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque e Projeto Cetáceos da Costa Branca. De acordo com biólogos que participaram do resgate, moradores da região avistaram o peixe-boi durante a manhã, encalhado em uma área de pedras na faixa de areia.
Após exames preliminares, ficou contatado que o animal possui escore corporal regular, pequenas escoriações externas distribuídas pelo corpo, além de apresentar moderada desidratação. Ele recebeu os primeiros cuidados veterinários ainda na praia e em seguida foi transportado para a Base de Estabilização de Fauna Marinha do Projeto Cetácios, em Natal. Por se tratar de um recém-nascido, foi realizado o aleitamento artificial.
Após o processo de estabilização inicial, o animal será translocado para o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha do projeto, localizado na praia de Upanema, no município de Areia Branca, onde receberá tratamento veterinário especializado e irá permanecer enquanto durar o seu processo de reabilitação, que dura cerca de dois anos.