O Programa de Compliance da FIERN realiza na próxima terça-feira, dia 16 de agosto, a palestra “Compliance: melhor prever do que remediar”, a partir das 9h, no Espaço Cultura Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, que será ministrada pela gestora corporativa do programa, Gabriella Rebouças. O evento é uma ação do Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL/RN) em parceria com a FIERN e marca o lançamento de um curso voltado às empresas industriais do Rio Grande do Norte.
O curso “Como implementar um programa de compliance para pequenas e médias empresas” visa a formação de multiplicadores com capacidade de implementar programas na área de compliance.
A gestora lembra que o presidente da Federação e dos Conselhos do SENAI e do SESI, Amaro Sales de Araújo, tem evidenciado nas mais recentes reuniões desses colegiados a necessidade de levar aos sindicatos associados a divulgação e implementação do programa nessas instituições.
“Um projeto de compliance precisa abranger todos que formam ou estão integrados a uma instituição, os colaboradores, claro, mas não só, também a alta gestão, fornecedores, trainees, parceiros de negócios, as empresas e entidades com as quais há comunicação e convênios, por isso essas iniciativas, a exemplo da palestra e do curso que estão programados”, afirma.
Na palestra, a advogada e conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai abordar aspectos como a implantação do programa de Compliance e como se desenvolve, o surgimento do projeto, qual o principal “pilar normativo”, o código de ética e de conduta, a Lei Anticorrupção, a prevenção ao nepotismo, e ao assédio moral e sexual.
Os pilares e conceitos que sustentam um Programa de Compliance efetivo e bem sucedido, com foco no combate à corrupção, serão apresentados durante o encontro de forma que sejam tratadas as principais regulamentações que colaboram para uma boa organização interna, com fortalecimento da governança corporativa, visando sempre a prevenção, detecção, remediação dos riscos.