A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) entregou nessa terça-feira 17 — durante o Fórum Caminhos do RN, na Casa da Indústria — a Agenda Propositiva da Indústria para o Desenvolvimento dos Municípios a quatro dos seis candidatos à Prefeitura do Natal. A Agenda Propositiva destaca propostas do setor industrial em sete segmentos da gestão pública que, adotadas, devem estimular o desenvolvimento econômico da cidade.
O presidente da Fiern, Roberto Serquiz, afirma que, ao promover o Fórum, a Federação contribui para a construção do desenvolvimento no município de Natal. “O evento é uma oportunidade para os candidatos apresentarem, individualmente, as suas propostas e sua visão para a economia e o ambiente de negócios da nossa capital e, ao mesmo tempo, de conhecerem melhor as demandas da indústria”, destaca.
Compareceram ao evento os seguintes candidatos: Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União) e Rafael Motta (Avante).
Elaborada pela Fiern por meio do Observatório da Indústria Mais RN e Unidade de Desenvolvimento Industrial, a Agenda reúne a visão do setor industrial sobre os seguintes eixos: Educação, Segurança Pública, Parceria Pública-Privada (PPPs), Infraestrutura e Urbanismo, Empreendedorismo e Ambiente de Negócios, Sustentabilidade, Desenvolvimento Municipal e Mobilidade Urbana.
No eixo Educação, a Federação apresenta propostas para melhorar o nível de ensino básico no município, ancorando-se nos preceitos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já em Segurança Pública, a Agenda destaca iniciativas para aprimorar a segurança na indústria, otimizar a captação de recursos e promover o uso de novas tecnologias.
No eixo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), apresenta medidas para fortalecer parcerias, regulamentar e aprender com casos de sucesso de outras cidades. No eixo Empreendedorismo e Ambiente de Negócios, a Fiernsugere medidas para apoiar e fortalecer negócios locais, incluindo melhorias no licenciamento, acesso a crédito e qualificação profissional.
Entre outras ações propostas pela entidade no documento.