SELO BLOG FM (4)

FIERN e Sindicatos do Sal do RN debatem com Fazenda inclusão de indústrias salineiras no Proedi

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do RN (SIESAL-RN) e o Sindicato da Industria de Moagem e Refino de Sal do RN (SIMORSAL-RN), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), alinharam a inclusão do segmento no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi). O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, acompanhou o presidente do SIESAL-RN, Airton Torres, e a presidente do SIMORSAL-RN, Ceiça Praxedes, nesta quinta-feira (31), em reunião com a Secretaria de Estado da Fazenda do RN (Sefaz-RN) para tratar do assunto.

O presidente do SIESAL-RN comenta que o setor já goza de um incentivo fiscal do Estado, que é temporário, na modalidade de redução da base de cálculo e que a inclusão no Proedi vai permitir que o setor salineiro migre para a nova modalidade, que é permanente, garantindo assim estabilidade e segurança para os investimentos.

“Ficamos muito contentes com a inclusão do sal no Programa porque agora teremos um sistema de incentivos com regras claras e segurança jurídica para as empresas”, afirma Airton Torres.

De acordo com Torres, a inclusão das indústrias salineiras no Proedi deve acontecer ainda neste mês de novembro. “A Sefaz-RN já tem um esboço de legislação para incluir as empresas”, completa.

Proedi

O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN concede descontos no ICMS para empresas que se instalam ou desejam ampliar suas instalações no território potiguar. O benefício fiscal destina-se a estabelecimentos industriais novos e também aos já existentes no Rio Grande do Norte.

A empresa deverá se enquadrar como Indústria, de acordo com o Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE). O requerimento assinado pelo representante da empresa deverá ser entregue na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Em seguida, será gerado um número de processo para acompanhamento da empresa.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui