
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiertn) e a Prefeitura de Caicó firmaram, nesta sexta-feira 6, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilizar a implantação do Complexo Industrial de Serviços e Comércio do Seridó (Ciscom). O documento foi assinado durante reunião realizada na Casa da Indústria pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e pelo prefeito de Caicó, Judas Tadeu.
A cooperação estabelece, por parte da Federação, a elaboração do arcabouço legal e jurídico necessário, além da condução de ações institucionais voltadas à implantação e regulamentação do complexo. O projeto é considerado estratégico para o fortalecimento da atividade industrial no Seridó, com foco na atração de investimentos, geração de empregos e dinamização da economia regional.
Arcabouço legal e ambiente de investimentos
Segundo Roberto Serquiz, o acordo reforça o papel da Fiern como parceira dos municípios na estruturação de projetos de desenvolvimento regional. “Nossa missão é criar um ambiente de investimentos que possa fazer o estado prosperar e melhorar a atração de negócios”, afirmou.
De acordo com o presidente da Federação, o trabalho técnico será decisivo para transformar o complexo em um vetor de desenvolvimento sustentável. “Vamos nos debruçar sobre o arcabouço legal para criar as condições necessárias à atração de investimentos, à geração de empregos e à transformação do parque industrial em um motor de competitividade para o interior do Estado”, completou.
Impacto regional e visão do município
Para o prefeito de Caicó, Judas Tadeu, o Ciscom representa “um divisor de águas para a história econômica e social do município”. Segundo ele, o projeto reúne qualidade técnica e planejamento de longo prazo, com potencial para atrair melhores condições de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte, especialmente para o interior.
O deputado estadual Nelter Queiroz, que participou do encontro, destacou a importância da iniciativa para o Seridó potiguar. “Caicó é a capital da região do Seridó, e a geração de emprego e renda, por meio dessa parceria, vai alavancar e concretizar o sonho do fortalecimento do setor industrial”, afirmou.
Bonelaria e setor têxtil ganham impulso
O presidente do Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do Rio Grande do Norte (Sindibonés-RN), Francisco Sena, ressaltou a relevância do empreendimento para o desenvolvimento de negócios ligados à bonelaria e ao setor têxtil. Segundo ele, a articulação entre a FIERN, a Prefeitura de Caicó e o sindicato foi fundamental para viabilizar o início do projeto.
“É mais uma vitória construída em conjunto. Sozinhos nada somos, mas juntos nada é impossível”, afirmou Sena, ao destacar o potencial do complexo para fortalecer a cadeia produtiva local.
Estrutura do Ciscom
O Complexo Industrial de Serviços e Comércio do Seridó funcionará como um ecossistema voltado ao desenvolvimento econômico, ao empreendedorismo e ao fortalecimento dos negócios locais. O objetivo é oferecer suporte ao crescimento da atividade produtiva, à geração de empregos e ao aumento da produtividade regional.
O empreendimento contará com 75 lotes destinados a atividades industriais e comerciais, em uma área de aproximadamente 50 hectares, localizada no Sítio Riacho do Meio, no Km 16 da RN-118. Na primeira etapa do projeto, estão previstos a construção de cinco galpões industriais.
Articulação institucional
O encontro contou com a presença do 1º vice-presidente da Fiern, Vilmar Pereira; do diretor 1º secretário, Heyder Dantas; da coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias; da superintendente regional do Sesi-RN, Danielle Mafra; além de vereadores, secretários municipais e equipes técnicas da Prefeitura de Caicó, reforçando o caráter institucional e multissetorial da iniciativa.
Agora RN
