
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) chega aos 70 anos mirando o desenvolvimento industrial do estado aliado ao surgimento das novas tecnologias. O presidente da Federação, Amaro Sales, foi o entrevistado do RN No Ar, da TV Tropical, nesta sexta-feira (24) e falou sobre o trabalho ao longo das sete décadas e sobre o futuro industrial e econômico do RN.
“A Fiern é uma instituição importante na defesa dos interesses dos industriais do estado, da economia do estado, na defesa do Rio Grande do Norte. A Fiern completa hoje 70 anos de existência sempre em busca de identificar o melhor caminho para que as empresas e os empresários possam ter um ambiente que traga prosperidade”, afirmou Sales.
Com mais de 100 mil empregos diretos nas indústrias instaladas no RN, o presidente da Fiern enfatizou o potencial da economia potiguar. Para ele, o caminho das energias renováveis é um dos mais virtuosos. “O Rio Grande do Norte é um dos poucos estados do Brasil que tem uma economia diversificada. Nós temos as energias renováveis, com o RN riquíssimo, produzindo uma quantidade de energia que tem mais de 30% da participação do Nordeste. Temos petróleo, gás, pesca oceânica, fruticultura, setor têxtil, mineração, sal, setor de alimentos”, pontuou.
Sales ressaltou a importância do Mais RN para a economia estadual. “A gente acredita que a economia do RN precisa ser destravada com alguns projetos de governo. A gente tem dado uma grande participação, através do Mais RN, para abrir a cabeça das pessoas para que entendam como vive a economia do RN. Nós sabemos que existem possibilidades de melhorias. Nós temos uma grande participação de setores importantes da economia, que geram empregos, crescimento econômico. Mas temos setores que precisam ser acordados”, considerou.
Outro quesito destacado por Amaro Sales é o desenvolvimento de ações com as novas tecnologias. “É o que o Sistema Fiern identifica para o futuro. São as novas profissões, as novas indústrias, a tecnologia 4.0. A sociedade precisa estar preparada. Profissões que foram importantes no passado, hoje não têm grande importância. Temos de preparar esses jovens por meio do Senai, do Sesi Escola. O sistema vem se preparando para uma grande inovação para os próximos 70, 200 anos”, avaliou.
As comemorações dos 70 anos da Fiern serão iniciadas nesta sexta-feira (24), com uma palestra do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a partir das 19 horas, no auditório Albano Franco, da Casa Indústria. O novo chefe da estatal vai abordar o tema “Uma visão de futuro: Perspectivas da Petrobras na produção de petróleo e energias renováveis”.
No início de fevereiro, Prates anunciou a permanência da Petrobras no Rio Grande do Norte, suspendeu o processo de transferência dos trabalhadores e afirmou que o estatal vai sediar a diretoria responsável pelo setor de energias renováveis da empresa.
Durante a solenidade desta sexta-feira, ainda será apresentada a logomarca comemorativa dos 70 anos da Fiern. Além disso, Amaro Sales falará sobre os eventos que serão realizados ao longo do ano em comemoração às sete décadas da federação.
