No aguardo de uma audiência com o Governo do Estado, prevista para o dia 10 de março, para debater sobre a Plataforma da Agricultura Familiar no Rio Grande do Norte, a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do RN (Fetarn) aproveita a vinda do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, ao estado – com estadia nesta segunda-feira (06) e terça (07) – para buscar compromissos também a nível federal. A entidade entregará um documento ao representante da Presidência no “Café com Movimentos Sociais” marcado para amanhã às 8h no Mercado da Agricultura Familiar, no bairro Lagoa Nova, em Natal.
A expectativa da Diretoria da Fetarn com a entrega do documento ao Ministro do MDA é que possam voltar a ter uma plano safra específico para a Agricultura Familiar no país e para que o Estado possa avançar na regularização fundiária, volta do programa de crédito fundiário, melhorias para a assistência técnica e incentivo ao cooperativismo, tudo dentro da ótica de segurança e soberania alimentar.
PAUTA NO RN
A Fetarn ressalta que a pauta junto ao Governo do RN tem como meta o aumento de 30% das cotas do programa Garantia Safra em todo o estado e pagamento imediato da contrapartida estadual (2022/2023). Almejam, também, a adoção e fortalecimento das políticas específicas para garantir a regularização da malha fundiária do estado, a ampliação das ações de construção de tecnologias alternativas de convivência com o semiárido, como: cisternas de placas; cisternas do tipo calçadão; barragens subterrâneas e poços tubulares
Além disso, cobram também prazos para conclusão das obras dos canais de transposição do Rio São Francisco, com a integração das bacias ao sistema de abastecimento do RN, conclusão da Barragem de Oiticica e demais barragens. E consta, ainda, na Plataforma da Agricultura Familiar a Reestruturação do programa do leite (programa leite potiguar e PAA-Leite).
MINISTRO NO RN
O Ministro vai, na tarde desta segunda, à comunidade Passagem Cumprida, no município de Bom Jesus, para visita às experiências de organização produtiva das mulheres e juventude rural, quando participará de Ato Institucional para entregas e anúncios do Governo Federal no Estado. Amanhã, o Ministro terá agenda em Natal, quando participará de um café com os movimentos sociais, se reunirá com a Governadora do Estado e encerra sua estadia participando de uma reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio NE.