SELO BLOG FM (4)

Festival Rap_Presenta celebra os 50 anos do hip-hop no Teatro Alberto Maranhão

FOTO: LUANA TAYZE

O movimento hip-hop, símbolo de luta e resistência nas periferias, completou 50 anos em agosto, e o Festival Rap_Presenta acontece nos dias 21 e 22 em Natal, celebrando essa data. O evento reunirá mais de 70 artistas em uma programação gratuita com 12 horas de duração no Teatro Alberto Maranhão.

Há quase 10 anos, o Rap_Presenta vem contando a história da música rap produzida na cidade de Natal, por meio de um recorte de artistas autorais, unindo jovens e veteranos que veem no palco do festival um importante momento em suas carreiras.

A programação do Festival Rap_Presenta 2023 contará com 24 atrações, selecionadas a partir de um credenciamento artístico. Foram recebidas quase 50 propostas, das quais 17 foram selecionadas, e sete atrações foram especialmente convidadas para a edição.

“O Festival Rap_Presenta é o que mais cresce na representação do hip-hop potiguar. Produzir esse evento é criar uma noção de comunidade, oferecendo vivências incríveis que vão além da música. Ocupar por 12 horas o Teatro Alberto Maranhão é uma prova disso”, declara Marcelo Veni, produtor e idealizador do evento.

Os artistas participantes do Festival Rap_Presenta têm o protagonismo de jovens que acreditam em sua arte e têm um histórico em defesa do que acreditam. Na programação, incluem-se jovens músicos de rap (MCs e DJs), dançarinos (B-boys e B-girls) e jovens grafiteiros da cidade de Natal. Essa juventude encontra nos elementos do hip-hop sua expressão de arte, inspiração, incentivo e superação.

A programação será dividida em dois dias: terça-feira, 21 de novembro, a partir das 14h, e quarta-feira, a partir das 18h. No line-up, estão DJ Magrone, ação de graffiti com Borges, DJ Nato – Pedal Mix DJ, Bagdá ZL, NANDUZZ, Slam da Coruja (Competição de Poesia Slam), Coruja Breaking: Nigga Boy, Soul Family, B.Girls Lualu e Thais Félix, Ucria, Costa Norte MCs, Ale Du Black, Johnson Féuz, APNS Del, Ravia, ANJOOS, Breno Slick, IPCS.

Haverá também a apresentação do documentário Rap_Presenta, Viegas Label Records – Coletivo de Novos Artistas com Caju, Fabricia Januário, Kmachi, Kmax, Amont, Mes1n, MF Silva e Torris, Power Black – Mariana Lisboa (Danças Urbanas), Pretta Soul, Prêmio Lelo Melodia de Hip-Hop Potiguar, CORPO Espetáculo Slam (Flechada Lírica Potiguar), Mano Edu e CazaSuja.

Sobre o Festival Rap_Presenta

Criado em 2014 para valorizar as expressões culturais do hip-hop da cidade do Natal, o Rap_Presenta tem incentivando e divulgando os jovens talentos da arte urbana potiguar, oportunizando o fomento e a projeção de cada um dos elementos tradicionais do hip-hop: breaking (dança), o mc (Mestre de Cerimônia/Rapper), o dj (Música) e o graffiti (Artes Visuais), além de buscar a profissionalização e desmistificar certos preconceitos, ainda, existentes com o artista de rua e sua comunidade.

Nas primeiras edições o Rap_Presenta mostrou que a continuidade da iniciativa vem proporcionando aos jovens ‘das quebradas’ acesso à informação e um olhar de valorização, fortalecimento e divulgação do hip-hop  na cidade do Natal. Deu tão certo que virou um documentário que circulou vários festivais de audiovisual.

Veja a Programação – FESTIVAL RAP_PRESENTA  2023:                                                                                                                                                             

Terça 21 de Novembro – Tarde

14h: DJ Magrone

Borges – Ação de Graffiti

DJ Nato – Pedal Mix DJ

14h30 Bagdá ZL

15h NANDUZZ

15h30 Slam da Coruja (Competição de Poesia Slam)

Coruja Breaking: Nigga Boy, Soul Family, B.Girls Lualu e Thais Félix

17h Ucria

17h30 Costa Norte MC´s

Terça 21 de Novembro – Noite 

18h Ale Du Black

18h40 Johnson Féuz

19h10 APNS Del

19h40 Ravia

20h15 ANJOOS

20h40 Breno Slick

21h20 IPCS

Quarta 22 de Novembro – Noite  

18h DJ Nato – Pedal Mix DJ

18h30 Apresentação doc Rap_Presenta

18h45 Viegas Label Records – Coletivo de Novos Artistas

(Integrantes: Caju, Fabricia Januário, Kmachi, Kmax, Amont, Mes1n, MF Silva e Torris)

19h20 Power Black – Mariana Lisboa (Danças Urbanas)

19h25 Pretta Soul

19h50 Prêmio Lelo Melodia de Hip-Hop Potiguar

20h20 CORPO Espetáculo Slam (Flechada Lírica Potiguar)

20h55 Mano Edu

21h20 CazaSuja

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui