O projeto Brazilian Cattle presença marca na tradicional 62ª Festa do Boi com uma iniciativa voltada para o crescimento e expansão de negócios do setor agropecuário. O objetivo é recrutar empresas interessadas em exportar produtos e serviços, oferecendo todo o suporte necessário para a expansão das operações para mercados internacionais.
Com um foco estratégico no desenvolvimento e na promoção das exportações brasileiras, a Brazilian Cattle busca atrair empresários que desejam se conectar com novos mercados e aumentar a competitividade de seus produtos no cenário global. O projeto oferece apoio desde consultorias técnicas, cumprimento de protocolos e até auxílio em questões logísticas e burocráticas.
“Aqui, na Festa do Boi, nosso intuito é fazer parcerias com empresas e fazendas da região e promovê-las no exterior, dando a elas a visibilidade que precisa para crescer. Nós facilitamos a negociação para aqueles que desejam exportar, indicamos representantes comerciais nos lugares onde os empresários desejam atuar e auxiliar nos trâmites internos e processos para internacionalização dos produtos e serviços”, comenta Giovanna Bianchi, que é Analista Comercial do Setor Internacional da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e representante do projeto na Feira.
Em sua primeira participação na Festa do Boi, o Brazilian Cattle trouxe três compradores internacionais vindos de Angola e Costa Rica. Eles desembarcaram nesta semana em Parnamirim com o intuito de comprar genética e também buscar parcerias.
“Estamos trazendo esses compradores internacionais para a festa por cinco dias. Eles vêm com a expectativa de fazer negócios, de comprar os produtos e também fazer a representação das empresas nordestinas e potiguares fora do país, detalhes Giovanna.”
Além dos compradores, a ABCZ também está com um estande na Festa para sediar as rodadas de negociações e receber os empresários específicos em participação da Brazilian Cattle.
“Dentro do nosso estande, temos escritório e sala de reuniões onde atendemos os participantes do projeto e mediamos as rodadas de negociações. Também temos uma equipe de intérpretes e recepção para receber os empresários da melhor forma”, complementa Giovanna Bianchi.
O projeto
A Brazilian Cattle foi criada há 21 anos em conjunto entre a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O projeto atua como facilitador no processo de abertura de mercado para empresas de diversos segmentos, entre eles, fazendas, equipamentos e máquinas, animais vivos, sementes e insumos, material genético, nutrição e saúde animal, entre outros.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a imagem da pecuária sustentável e de seus parceiros, identificar novas oportunidades de mercado, estabelecer acordos de cooperação internacional, promover eventos tanto no Brasil quanto no exterior que impulsionem negócios vantajosos para toda a cadeia pecuária brasileira.
Visa ainda, inserir novas empresas no mercado global, organizar encontros comerciais com importadores e, principalmente, desenvolver estratégias que viabilizem a abertura de novos protocolos sanitários para exportação de genética e animais vivos brasileiros, destacando o Brasil como um país produtivo com uma pecuária segura e eficiente.
62ª Festa do Boi
A Festa do Boi 2024 é uma realização da ANORC, Governo do Estado, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim e conta como parceiros: Banco do Nordeste, Governo Federal, Sicoob, FAERN SENAR, AGN, Assembleia Legislativa do RN, IDIARN, Brisanet, Fecomércio e Banco do Brasil.
O evento acontece com o apoio da ABCZ, ANQM e ANCOC, além dos núcleos NGG-Núcleo dos Criadores de Girolando e Gir Leiteiro, NULEITE, Núcleo de Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador, Núcleo de Criadores de Pardo Suíço, Núcleo de Criadores de Nelore , Núcleo de Criadores de Guzerá, Núcleo Sindi RN e Núcleo dos Criadores de Cavalo Pônei do RN