A 62ª edição da Festa do Boi, que acontece de 11 a 19 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Grande Natal, promete movimentar mais de R$ 80 milhões na economia do Rio Grande do Norte, com destaque para a participação estratégica da Agência Sebrae. Reconhecida como a maior feira agropecuária do Nordeste, a Festa do Boi reúne os principais produtores locais e nacionais em um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios. O “Motores do Desenvolvimento”, evento promovido pelo Sistema Tribuna, também acontecerá dentro da programação da Festa do Boi.
Neste ano, a Agência Sebrae integrará a programação do evento com uma série de atividades voltadas para o empreendedorismo e a inovação no agronegócio. Durante a Feira, a Agência promoverá palestras, workshops e capacitações diárias em áreas como apicultura, suinocultura, fruticultura e bovinocultura, fortalecendo o ecossistema de inovação no setor rural. Além disso, os participantes terão a oportunidade de degustar produtos dos expositores do espaço Origem Potiguar.
José Ferreira de Melo Neto, superintendente do Sebrae, destaca a longa parceria com a Festa do Boi, que já dura 30 anos. “As coisas foram evoluindo, já fizemos rodada de negócios multissetoriais dentro da festa. É a maior feira de negócios do Rio Grande do Norte. Fizemos capacitações, mas acho que um dos grandes legados desses 30 anos é a valorização do produto local, do Rio Grande do Norte. Nós pretendemos lançar a semente de um grande programa que nós pretendemos fazer em 2025, que é a valorização do produtor do RN, do terruá do RN, do agronegócio potiguar”, disse ele.
O espaço da Agência Sebrae, que ocupará mais de 6 mil metros quadrados, trará uma forte presença de inovação e tecnologia, pontua João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN. “Nós aproveitamos o espaço de mais de 6 mil metros quadrados que nós ocupamos, trazendo principalmente muita inovação, tecnologia, a discussão sobre o mercado. Nós fazemos rodadas de negócios, apresentamos o produto potiguar para quem está aqui e quem está de fora. Trazemos também a Associação dos Supermercados para conhecer tudo aquilo que existe aqui no nosso estado, além do acesso ao crédito, serviços financeiros e muito empreendedorismo, muita gestão”, diz.
Outra novidade para este ano é a realização das Olimpíadas do Café. “Nós vamos promover também as primeiras Olimpíadas do Café, onde baristas estarão concorrendo, é a primeira no Brasil para valorizar a produção, a cafeicultura, atividade essa que nós estamos incentivando aqui no Estado”, completa João Hélio Cavalcanti.
A presença da Agência Sebrae é vista pelos empreendedores como uma oportunidade única de divulgar seus produtos. Micarla Fernandes, da queijaria Fazenda Lima, que produz queijos artesanais, ressalta a importância de participar da Festa do Boi. “Para a gente, significa muito poder participar da Agência Sebrae, da Festa do Boi, porque é onde temos a oportunidade de mostrarmos nossos produtos para um público gigantesco e divulgar o que é produzido aqui no Rio Grande do Norte”.
O evento contará com 16 pavilhões e uma previsão de 980 animais em exposição, consolidando-se como a maior vitrine de comercialização para produtores de genética no Nordeste. A Festa do Boi também projeta um crescimento de 5 a 10% no público em relação ao ano anterior, com a infraestrutura preparada para atender a esse aumento. Em 2023, cerca de 500 mil pessoas passaram pela Festa.
Fazendinha e espaço “Origem Potiguar”
A Fazendinha Modelo da Festa do Boi traz uma experiência única para os visitantes, apresentando uma variedade de modelos de negócios rurais e proporcionando atendimento técnico direto com consultores especialistas do Sebrae. O espaço destaca demonstrações práticas e operações em diversas áreas, com foco na integração de energias renováveis no setor rural.
Os visitantes poderão explorar setores como bovinocultura, aquicultura, avicultura, suinocultura, horticultura orgânica, meliponicultura, tecnologias sociais e agroindústrias. Um dos destaques é a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, onde os visitantes conhecerão o processo técnico de produção, certificado pelos órgãos reguladores. Será possível acompanhar ao vivo a produção de queijos e doces.
Na Pista de Desfile de Animais, além de acompanhar as demonstrações, os visitantes terão a oportunidade de testar seus conhecimentos no Quiz Polo Sebrae Agro e participar do Cinema Rural, que apresenta casos de sucesso de produtores rurais atendidos pelo Sebrae e seus parceiros.
Já o espaço “Origem Potiguar” reunirá diversas empresas e produtores do RN, oferecendo exposição, degustação e venda de produtos que refletem a qualidade e a valorização da cultura, do clima, do solo e do relevo do Estado. O local apresentará itens de negócios sustentáveis, inclusivos e de impacto social, evidenciando a riqueza da produção potiguar.
No “Origem Potiguar”, os produtos selecionados se destacam pela regionalidade e diferenciação, com foco em padrões de qualidade, denominação de origem (IG), valor agregado, certificação orgânica, sustentabilidade, economia solidária, fair trade, produção artesanal e selos de identificação e rastreamento. Haverá ainda produtos com selos ESG (Ambiental, Social e Governança), reforçando práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.