Um evento de samba marcado mensalmente na Praia de Miami realizou mais uma edição na tarde do último domingo (7), animou a população que compareceu, mas resultou em uma faixa de areia com grandes quantidades de lixo nesta segunda-feira (8). Essa não é a primeira vez que os moradores reclamam da situação.
Procurada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) informou que o evento foi formalmente autorizado, mas a limpeza era uma das condicionantes para a liberação do espaço. O setor de Fiscalização Ambiental do órgão informou que a organização do evento será autuada.
De acordo com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), não é de responsabilidade do órgão fazer a limpeza de um evento privado, ainda que sem fins lucrativos. Porém, para o bem-estar dos frequentadores do local, equipes estiveram na Praia de Miami durante a manhã e recolheram 300 sacos de 200 litros cada com o lixo gerado pela roda de samba.
No local, era possível encontrar garrafas de vidro e lixo plástico espalhados por toda a faixa de areia, chegando também no calçadão. Ainda em Dezembro de 2023, vídeos viralizaram nas redes sociais mostrando o descarte incorreto dos mesmos resíduos. O show foi realizado em uma estrutura com palco 360º. O controle da entrada aconteceu mediante entrega de 1kg de alimento.
O descumprimento da Lei Nº 6.294, que dispõe sobre a obrigatoriedade da limpeza das ruas após a realização de eventos privados na capital, estima uma multa que vai de R$2,5 mil a R$50 mil, a depender do porte e da capacidade financeira do produtor responsável.
Tribuna do Norte