SELO BLOG FM (4)

Festa de Sant’Ana movimentou R$ 78,9 milhões em Caicó, aponta Fecomércio RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Festa de Sant’Ana de Caicó é um dos principais eventos do calendário potiguar. Em 2023, com atrações musicais e religiosas para toda a família, a edição de Caicó reuniu mais de 228 mil pessoas e injetou aproximadamente R$ 78,9 milhões na economia do município. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), o movimento gerado pelo evento teve um impacto positivo em pelo menos 78,5% dos negócios instalados na região.

Os dados foram apresentados ao prefeito de Caicó, Judas Tadeu, em reunião com a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, Íldica Vale, e o diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber. Para Íldica, os dados do levantamento reconhecem o sucesso da festa e justificam o investimento do poder público.

“Graças às pesquisas, podemos afirmar que a Festa de Sant’Ana de Caicó só faz crescer. O evento deste ano foi aprovado tanto pelos visitantes quanto pelos empreendedores locais, que aproveitaram esse movimento para aquecer nossa economia. Não é à toa que, para mais de 73% deles, o faturamento foi bom ou muito bom”, ressaltou a presidente do sindicato.

Para mapear o perfil dos participantes e a percepção dos empreendedores da Festa de Sant’Ana de Caicó 2023, o Instituto Fecomércio RN (IFC) ouviu 555 pessoas entre os dias 25 e 31 de julho. Além disso, a equipe da entidade entrevistou, no mesmo período, 205 empresários dos segmentos de comércio e serviços do município. Ambas as pesquisas possuem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

98% dos participantes pretende voltar no ano que vem

A maior parte das pessoas que participou da Festa de Sant’Ana de Caicó pertence ao sexo masculino (64,5%), tem de 35 a 59 anos de idade (40,9%), possui ensino superior completo (46,8%) e recebe de 2 a 5 salários mínimos por mês (47,7%). Além disso, a maioria (53,7%) é turista e viajou de outros municípios do Rio Grande do Norte – como Natal (16,8%) e Jardim de Piranhas (3,2%).

O estudo do Instituto Fecomércio RN também mostrou que 58,7% dos entrevistados já participou da festa 6 ou mais vezes, enquanto a última edição do evento foi a primeira para 34,2% dos turistas e visitantes. Para o diretor de Inovação e Competitividade da Federação, Luciano Kleiber, isso indica que o público interessado na Festa de Sant’Ana de Caicó está se renovando.

“Estamos falando de um dos eventos mais tradicionais do estado, então atrair novas pessoas é fundamental para mantê-lo crescendo nos próximos anos. Considerando que 98% daquelas que participaram neste ano desejam voltar em 2024, esperamos que o poder público aproveite esses dados e consiga promover uma festa ainda maior no ano que vem”, explicou Luciano.

O prefeito da cidade, Judas Tadeu, agradeceu a Fecomércio pela realização da pesquisa e ficou satisfeito com os números apresentados no levamento do IFC. “A Festa de Sant’Ana é uma festa religiosa, mas envolve outros segmentos, movimentando nossa economia. Vamos trabalhar para fazer sempre uma festa melhor”, comentou. 

Volume de clientes cresceu 66,2%

Para aproveitar o movimento gerado pela Festa de Sant’Ana, cerca de 22% dos negócios de Caicó investiram na ampliação de suas equipes e contrataram novos funcionários. De acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio RN, muitos negócios também investiram na ampliação de seus estoques (56,6%) e na variedade dos produtos oferecidos (46,8%).

Além disso, a divulgação (71,2%) foi a principal estratégia adotada pelos empresários; enquanto 26,8% criou promoções e 21,5% tentou oferecer um atendimento personalizado. Como resultado, cada negócio foi visitado por uma média de 118 clientes por dia de festa – um crescimento de 66,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando, diariamente, cada estabelecimento de Caicó recebeu aproximadamente 71 pessoas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui