No melhor do estilo Fest Bossa & Jazz, o evento se despediu da edição comemorativa de 10 anos – etapa na Praia da Pipa-RN -, no último domingo (18), em um momento regado com muita música e descontração, no Pipa Beach Club, diante a um lindo pôr do sol. Com o local lotado, vários artistas dividiram o palco na última Jam Session, da 19ª edição, e presentearam o público com uma mistura de ritmos envolventes. Durante quatro dias o Festival reuniu nas ruas, praça, praia, bares e restaurantes mais de 25 mil pessoas.
Pelo caminho, a diversidade se unia em um só coro quando se tratava do festival. Entre sorrisos e danças, as atrações caíram no gosto do público. “Esse é o quinto ano consecutivo que venho a Pipa por causa do Fest Bossa & Jazz. O novo formato e as bandas escolhidas são, sem dúvida, um diferencial”, comenta o publicitário Carlos Almeida, que acrescenta, “Foi bom descobrir alguns artistas que eu não conhecia, como a Indiana Nomma, Cacá Magalhães com a Banda Terráquea, e outros”.
Segundo a Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP), são 2.400 leitos, 42 hotéis, e 100% deles ficaram ocupados de quinta a sábado. Além dos hoteleiros, donos de bares, restaurantes e pequenos comerciantes também aprovaram o movimento. “Difícil descrever a sensação gostosa que tomou conta de Pipa. Tivemos um impacto muito positivo nas vendas ao ponto de compararmos, principalmente o sábado, com dias de alta temporada. Gostaria de um evento desse todo mês”, expõe a empresária Pedrita Martins.
Para a idealizadora, Juçara Figueiredo, o sentimento é de gratidão pelos retornos positivos que têm chegado até ela. “Tenho recebido muitos feedbacks de agradecimento e de parabéns por meio de mensagens e também quando ando pela rua, o que é muito importante para todos os envolvidos, que se dedicam bastante, fazendo com que o projeto seja melhor a cada a ano, como foi essa edição. Posso dizer que o Festival agradou e superou as expectativas. Agora, nos preparamos para leva-lo a São Miguel do Gostoso, de 10 a 13 de outubro”, explica Juçara.
Além dos impactos positivos já citados, o Fest também deixa um legado social, educativo e ambiental com a realização das oficinas “Cantando e aprendendo a preservar” com Daniel Vieira e Marizé, reunindo centenas de crianças da rede pública de ensino em momentos de aprendizado e reflexão da relação humana com a natureza; a palestra musical para crianças, com Luciano Prates em ‘O que é esse tal de Jazz’, que apresentou à garotada a origem desse gênero musical e todas as suas nuances; teve também o workshop musical para guitarristas e entusiastas na ‘Construção de Guitarras Artesanais “Cigar Box’’ com o músico Gabriel Yang e, por fim, o bate-papo ‘Viver da Música: Realidade e Desafios’, enriquecido por toda a experiência da cantora hondurenha, Indiana Nomma.
No âmbito sustentável, uma campanha chamou bastante atenção. A Coca-Cola chegou para somar com o Festival inserindo uma ação, inspirada no movimento mundial de coleta de plásticos nas praias, conhecido como “Take Three – recolha três”, que consiste na ideia de remover, pelos menos, três objetos plásticos, auxiliando na limpeza e na conscientização ambiental.
Dentro do evento, a ação funcionou da seguinte forma: qualquer pessoa que fizesse o recolhimento de plásticos na praia, poderia se dirigir até a CASA DO FESTIVAL, sede de comemoração dos 10 anos do evento, localizada na Rua do Céu, e trocar por um copo personalizado da Coca-Cola. Apesar do Fest Bossa & Jazz ter sido finalizado, a campanha continuará por Pipa e será intensificada nas escolas, ruas e praias. A operação é feita com base no conceito do “Viva Mais Retornável” que a Coca-Cola abraçou com o lançamento da volta das embalagens retornáveis.
O Fest Bossa & Jazz – edição da Pipa – foi realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, e Juçara Figueiredo Produções. Contou com o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, Movimento Preserve Pipa, parceria Café Santa Clara e Coca-Cola, através da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Teve apoios também da Luck Receptivo, Michelle Tour, G7 Comunicação, Pipa.com.br, Besouro Branco, Natal Groove e Cortez Online.