Azeites e especiarias, frutas frescas e congeladas, itens culinários para preparos artesanais, hortifrutigranjeiros, produtos regionais, polpas de frutas – tudo embalado e caixas personalizadas, entregues em domicílio na tarde do dia à encomenda feita internet. Detalhe: a um preço parelho ou até mais barato do que se todos esses itens fossem retirados da gôndola do supermercado.
Este serviço existe e acaba de completar seu segundo mês de vida em Natal com um número crescente de adeptos, especialmente em condomínios espalhados pela cidade.
O Feira em Casa Natal (www.feiraemcasanatal.com.br) nasceu da união da expertise de dois publicitários (Odemar Neto e Erick Gurgel, da Agência Executiva Comunicação) e dois tradicionais atacadistas baseados da Ceasa (Renato Melo e Flávio Varela, da Amarante Comércio e Representações).
Da união deles foi possível desenvolver um serviço de entregas que livrasse os consumidores das filas para pagar suas compras no caixa, geralmente num começo de noite na volta para casa, quando tudo que ele quer é chegar logo em casa. Mas esse público alvo, a julgar pelo volume diário de novas adesões, não para de crescer. Hoje, já são 20 entregas diárias com potencial de recepção de pedidos para triplicar essa demanda.
O publicitário Odemar Neto explica que foram muitos meses de preparação e ensaios antes de lançar o serviço no mercado. “Hoje, a gente pode dizer que não só conseguimos acolher todos os pedidos como monitorar cada um deles, avisando os horários de cada entrega pelo WhatsApp do cliente e perguntando depois se ele gostou e o que faltou para melhorar”, lembra.
Esse pós-venda tão necessários no varejo para criar a fidelização da clientela foi apenas uma das motivações que levou tradicionais atacadistas a unir forças com especialistas de marketing.
Enquanto os primeiros se ocupam de fazer as compras, organizar os estoques e a logística de entregas, a outra parte da sociedade se dedica a cuidar divulgação e na funcionalidade do aplicativo, agregando continuamente facilidades à interface de seu e-comerce.
Tanto nisso é verdade, diz Odemar Neto, que ao se cadastrar no site o cliente passa a ter controle automático de todas as compras anteriores, o valores pagos, tendo em mãos um verdadeiro aplicativo para controlar seus gastos com alimentação. Eventualmente, se ele quiser, pode repetir compras e sugerir melhorias, avisando o fornecedor sobre suas preferências na aquisição de algumas linhas de hortifrúti.
As entregas são feitas por veículos apropriados, adesivados e realizados por pessoal uniformizado, cujo nome é passado pelo Whats App ao cliente por questões de segurança. A mercadoria, embaladas em caixas com o logo do fornecedor, pode subir ao apartamento ou ser entregue na portaria ao desejo do cliente.
Hoje são 250 itens e as encomendas pelo site podem ser feitas até às 20 horas de domingo a domingo para entrega no dia seguinte sempre a partir das 13 horas, de segunda à sexta-feira.