Equipado para permitir a comercialização de produtos da agricultura familiar em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, condomínios, praças e eventos, o veículo tipo “van” cedido pelo Governo do RN se transformou em uma Feira Móvel, que é administrada pela União Nacional de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), foi apresentada no dia 18 de junho de 2022, durante a 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidaria (FENAFES).
Nesta semana, quinta-feira (08) e sexta-feira (09), respectivamente, o veículo estará estacionado no pátio da SEMSUR – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, situada à rua Princesa Isabel, no bairro da Cidade Alta, e na lateral da loja Comjol, na avenida Roberto Freire, em Capim Macio, ambos em Natal (RN). Idealizada para circular com a missão de apresentar a diversidade da produção potiguar, em locais específicos e até mesmo eventos, a Feira Móvel está disponível para cumprir agenda semanal. É só chamar que a “van” irá até ambientes residenciais, corporativos ou de lazer. Este é um importante instrumento de vendas, que tem possibilitado a circulação de produtos “in natura” e beneficiados da agricultura familiar, aproximando cada vez mais este segmento da população.
“Temos fomentado a realização de feiras da agricultura familiar em todo o estado. Mas, diante da impossibilidade de estarmos em todos os lugares ao mesmo tempo, tivemos a ideia de uma feira móvel”, explicou o secretário Alexandre Lima. O veículo pertencia à SEDRAF e foi cedido para desempenhar esta nova função.
A ação, que tem como principal objetivo incentivar o consumo de alimentos saudáveis, está inserida no Programa Estadual de Apoio aos Circuitos Curtos de Comercialização da Agricultura Familiar – Mais Mercados. Administradora da CECAFES (Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária) e diretora da UNICAFES-RN, Fátima Torres é uma das pessoas responsáveis pela agenda da Feira Móvel. Ela está muito entusiasmada com a repercussão que a operação tem causado. “Realmente, tem sido muito gratificante levar nossa produção para perto das pessoas e ver o brilho dos olhos de quem aprecia alimentos produzidos de forma agroecológica”, disse.