O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema emitiu, no último dia 28 de janeiro, a Licença de Regularização de Operação (LRO) para a Agrícola Famosa, maior fazenda de cultivo irrigado de melão do Brasil. A fazenda está localizada no município de Apodi/RN e tem grande importância no desenvolvimento da fruticultura do Estado e do país.
A licença é referente à atividade de Agricultura Irrigada em uma área de 1.123,18 hectares, localizada no Complexo de Fazendas São Sabino. Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a emissão da licença é resultado de um esforço mútuo para a viabilidade ambiental dos projetos. “Além disso, ressalto a política de incentivo de empresas da governadora Fátima Bezerra, voltada para o fortalecimento do agronegócio potiguar. Essa atuação impulsiona toda uma cadeia de atividades no interior, gerando emprego e renda”, disse.
O proprietário da fazenda Agrícola Famosa, Luís Barcellos, comenta sobre o trabalho do Idema para a atividade. “Como produtor de melão no Estado do Rio Grande do Norte, representando a categoria, quero agradecer e parabenizar pelo excelente trabalho que o órgão ambiental tem feito em relação ao nosso setor. O Idema tem sido bastante célere na análise e na concepção das licenças, sem perder a qualidade, o poder de fiscalização, e o diálogo com os produtores. Somos exportadores e precisamos das certificações internacionais que exigem essas licenças. Tudo isso reflete em mais produção, geração de postos de trabalho e desenvolvimento econômico”, comentou Barcellos.
A licença assegura a viabilidade ambiental do empreendimento, e entre uma série de condicionantes estabelecidas pelo Idema, o documento apresenta que o empreendedor deve cumprir com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) aplicado à atividade. A licença possui validade de 2 anos.