SELO BLOG FM (4)

FAZ O L: Fortaleza deu a única vitória ao PT nas capitais por 0,76 pontos de diferença

FOTO: DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Evandro Leitão (PT) venceu o deputado federal André Fernandes (PL) no segundo turno da eleição em Fortaleza. A capital cearense foi palco da principal disputa entre o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, neste segundo turno.

O resultado salva o PT de um novo vexame como aconteceu em 2020, quando o partido não elegeu nenhum prefeito em capital. Fortaleza é a quarta maior cidade brasileira e a maior do Nordeste. Evandro alcançou 50,38% dos votos válidos, contra 49,62% de Fernandes.

Evandro foi uma aposta do ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana. Ele enfrentou a rejeição da base mais à esquerda do PT, que queria a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) como candidata do partido.

Camilo chegou a tirar férias entre o final de setembro e o começo de outubro para apoiar as candidaturas do governo no Ceará. Ele também contou com o apoio do líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), para assegurar que Leitão seria o postulante à prefeitura de Fortaleza.

Esse resultado, aliás, fortalece Guimarães para suceder Gleisi Hoffmann na presidência do PT.

Evandro saiu do PDT após a briga entre o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o senador Cid Gomes (PSB-CE), no final de 2022, para ir ao PT e virar o candidato do partido à prefeitura de Fortaleza.

PT e o PSB se consagram como as principais forças no Estado, substituindo o PDT no papel. O PL, que foi para o tudo ou nada na cidade, acaba este pleito sem vencer em nenhuma das 184 cidades do Ceará.

Somados, PSB (65) e PT (47), venceram em 112 municípios. Já o PDT teve o resultado mais desastroso, saindo de 67 prefeituras, em 2020, para apenas cinco neste ano. O PL tinha 13 prefeitos no Ceará quando estava na base petista naquele ano e agora não tem mais nada, após a guinada à direita dada após a chegada de Bolsonaro à sigla.

A candidatura de Evandro é resultado direto da briga entre o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o senador Cid Gomes (PSB-CE). A disputa entre os irmãos levou à saída de Cid e de mais aliados do PDT. Evandro, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, foi um deles.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui