SELO BLOG FM (4)

Favorito na pesquisa Consult, Álvaro Dias adota postura discreta, enquanto Kelps Lima o ataca: “antigo”

ÁLVARO DIAS, UM CAICOENSE QUE A ASSUMIU A PREFEITURA DA CAPITAL SOB O OLHAR ENVIESADO DO ELEITOR NATALENSE, HOJE DETÉM A PREFERENCIA DO ELEITOR DE NATAL

Embora a pesquisa Consult divulgada neste sábado, dia 29, pelo jornal Tribuna do Norte confirme o seu favoritismo nas eleições municipais de 2020, quando deverá disputar a reeleição, o prefeito Álvaro Dias (MDB) optou por adotar uma postura de discrição com relação aos números revelados pelo instituto de pesquisa. Dias evitou entrar no clima do “já ganhou” e de formular declarações extravagantes. Aos interlocutores que lhes perguntava neste sábado sobre o resultado da pesquisa, ele repetiu o que já disse em outras ocasiões – “ainda não decidi se irei tentar a reeleição”.

O fato é que Álvaro Dias, um caicoense que a assumiu a prefeitura da capital sob o olhar enviesado do eleitor natalense, hoje aparece na frente dos prováveis adversários em todos os cenários analisados pela pesquisa.

Com intenções de votos entre 24 e 28 por cento em números redondos, o prefeito está virtualmente com um pé no segundo turno, embora ainda seja muito cedo para tirar conclusões de pesquisas eleitorais faltando mais de um ano para as eleições.

Há ainda dois fatores fundamentais que não podem ser medidos no momento.

O primeiro, a situação do governo Fátima Bezerra (PT) até o ano que vem, passado o período do “namoro” dos eleitores com a governador petista.

Blog Image
EVENTUAL CANDIDATURA DE NATÁLIA BONAVIDES PODERÁ MORRER NO NASCEDOURO, CASO O GOVERNO FÁTIMA BEZERRA NÃO DESLANCHE

Caso o governo Fátima Bezerra não consiga colocar o estado nos trilhos de desenvolvimento e tomar as medidas adequadas para iniciar o processo de mudança do atual cenário econômico, uma eventual candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT) ficaria comprometida, tornando-se uma postulação ‘natimorta’, como um bebê que entrou em óbito ainda no útero materno ou durante seu nascimento.

Segundo, o apoio do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), que teve 60% dos votos em Natal na eleição para o Governo no ano passado, também é outro fator que poderá gerar um cenário eleitoral totalmente diferente do demostrando pela pesquisa Consult. Não custa lembrar que influentes lideranças do PDT de Carlos Eduardo já defendem sem qualquer cerimônia o apoio do ex-prefeito ao seu sucessor.

A avaliação da gestão municipal pelo eleitor de Natal também “conspira” a favor de Álvaro Dias.

Mantida uma aprovação de governo superior a 50%, em um período onde a classe política anda em viés de baixa, enfrentando uma crise econômica que afeta a capacidade de investimentos no município e com uma pesquisa realizada em pleno período chuvoso, onde a buraqueira historicamente prolifera na cidade, Álvaro Dias mostra que tem totais condições de ser um candidato amplamente competitivo nas eleições do próximo ano.

ADVERSÁRIO

Aparecendo como o adversário do prefeito Álvaro Dias em um eventual segundo turno eleitoral, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) optou por adotar uma postura diferente da do futuro oponente – ele comemorou o resultado da pesquisa Consult e “alfinetou” o prefeito de Natal, a quem chamou de “o que existe de mais antigo da política do Estado”.

Mas ao falar de “antigo”, o deputado-candidato parece esquecer que no passado recente ele ostentava o posto de fiel escudeiro da ex-prefeita Micarla de Sousa, de que foi secretário de Mobilidade Urbana.

Certamente os marqueteiros de campanha vão explorar esse passado, e outras informações que dão conta de que, como deputado, Kelps Lima não destinou uma única emenda parlamentar para Natal nos últimos dez anos.

Mas Kelps é um adversário obstinado.

Inteligente e bom orador, sabe usar bem as palavras para dizer em seus discursos o que o povo quer ouvir.

É candidatíssimo a prefeito de Natal, está em campanha desde já e conta a seu favor com o palanque eletrônico da TV Assembleia, que transmite para a capital e interior os seus pronunciamentos contra as gestões do município de Natal e do governo do Estado.

Resultado de imagem para kelps lima secretario de micarla de sousa
NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE O EX-PREFEITO CARLOS EDUARDO APOIAR KELPS LIMA, A QUEM CHAMOU DE “IRRESPONSÁVEL” NO PSSSADO RECENTE

No jogo eleitoral de 2020 só há um coisa certa: o pré-candidato Kelps Lima jamais terá o apoio do ex-prefeito Carlos Eduardo, uma espécie de “fiel da balança” da sucessão municipal.

Em 2017, Carlos Eduardo chamou Kelps de “irresponsável”, remetendo-se a sua participação como secretário da ex-prefeita Micarla de Sousa. Disse o então prefeito da ocasião: “Em 2013 assumi uma cidade apodrecida. Um mar de lama. Kelps Lima, notório secretário de Micarla, um dos irresponsáveis”.

Na verdade, da sucessão de 2020, só há uma coisa certa: o jogo vai ser pesado e o nível da campanha não será dos mais republicanos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui