O encontro foi organizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e ocorreu na residência oficial do Senado, em Brasília.
Estiveram no encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e os governadores Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG) e Wilson Witzel (RJ).
De acordo com Alcolumbre, o Senado decidiu assumir o “compromisso” de liderar as discussões sobre o pacto federativo, a fim de alterar a relação entre União, estados e municípios, com mudanças, por exemplo, na distribuição de recursos arrecadados por meio de impostos.
Alcolumbre acertou no mês passado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que o Senado vai liderar a discussão do pacto federativo. A ideia é que as alterações auxiliem na recuperação da economia brasileira.
A Câmara, no momento, concentra esforços para avaliar a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência. O texto está em uma comissão especial, última etapa antes de chegar ao plenário da Casa.
Para passar pela Câmara, a reforma terá de ser aprovada em dois turnos no plenário. Em seguida, será analisada pelo senadores.
*Com Informações G1