A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), cobrou que todos os municípios potiguares cumpram o decreto estadual, publicado no sábado (20), com a recomendação de medidas mais restritivas para conter as aglomerações. Em entrevista, nesta segunda-feira (22), ao programa RN No Ar, da TV Tropical, a gestora estadual lamentou: “Estamos vendo a superlotação dos hospitais. A conta das aglomerações do fim de ano chegou. E ainda faltam os reflexos do veraneio e do carnaval”. A taxa de ocupação dos leitos críticos, neste momento, ultrapassa os 80%, tendo a região metropolitana a situação mais crítica.
“O novo decreto que publicamos com base nas orientações do Comitê Científico Estadual é justamente para conter as aglomerações. O crescimento da pandemia é real, as pessoas continuam morrendo. É importante alertar para o fato de que a superlotação dos hospitais está concentrada principalmente em Natal e na região metropolitana. Nós estamos tendo que transferir agora pacientes de Natal e da região metropolitana para o interior do estado. É um momento que não podemos, de maneira nenhuma, vacilar”, destacou a governadora.
Fátima Bezerra ressaltou a preocupação com os municípios que ainda não se posicionaram sobre o assunto, incluindo a capital potiguar. “Infelizmente, até o momento, não tivemos um posicionamento da Prefeitura de Natal quanto ao cumprimento do decreto. Na sexta-feira, estive o prefeito Álvaro Dias e falei com ele sobre a importância de participar da reunião que fizemos naquela sexta-feira com o ministérios públicos e com os prefeitos da região metropolitana e das cidades pólos, mas infelizmente ele não participou e até o momento não tomou nenhuma atitude no que diz respeito ao novo decreto”, contou Fátima Bezerra. De acordo com a governadora, municípios como São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-mirim e Macaíba já confirmaram que seguirão as recomendações.
Portal da Tropical