SELO BLOG FM (4)

Fátima abre o II Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas

O OBJETIVO DO ENCONTRO É FOMENTAR O DIÁLOGO EM PROL DAS ÁGUAS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA BACIA POTIGUAR

A governadora do RN, Fátima Bezerra, participou da abertura oficial do II Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB/RN) que é realizado pelo Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas do RN. A solenidade foi realizada, na noite dessa terça-feira, 10, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O II ECOB RN traz como tema ‘Gestão das Águas e Mudanças Climáticas’ com o objetivo de fomentar o diálogo em prol das águas interiores e ecossistemas costeiros da bacia Potiguar, com discussões sobre os instrumentos jurídicos e ações nas bacias hidrográficas do Estado.

O Governo do RN desenvolve, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), ações de segurança da infraestrutura hídrica a fim de garantir o acesso à água a todos os Norte-rio-grandenses, conforme destacou a Fátima Bezerra: “Temos nos empenhado muito para garantir a conclusão da obra de Oiticica e trazer as águas do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte. Tenho reivindicado o programa de revitalização da Bacia do São Francisco, que é fundamental, vital e imperativo. Pois, precisamos cuidar da vida do São Francisco diante do papel que ele tem a desempenhar, do ponto de vista da segurança hídrica. Nós vivemos numa terra na qual nos deparamos com longos períodos de estiagem e as águas do São Francisco vão trazer segurança hídrica por 50 anos para o nosso povo.”

O Coordenador da defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Flávio Godinho, veio testemunhar sobre a batalhas enfrentadas em Minas Gerais acerca dos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho.  Ele parabenizou o apoio do Governo do RN ao evento e ao Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas. “É uma luta árdua e muitas vezes não somos bem aceitos pelos Governos, por isso parabenizo a Governadora Fátima pela iniciativa. Estamos até agora buscando resgatar o meio ambiente e nada melhor do que os Comitês para conduzir este processo”, disse.

Neste ano, o Encontro faz uma nova leitura sobre a segurança hídrica, segurança de barragens, conservação dos biomas, biodiversidade e mudanças climáticas dentro do cenário atual. Os participantes irão discutir os valores da conservação da Caatinga e combate à desertificação, buscando garantir a preservação e defesa da biodiversidade potiguar, além de fomentar o diálogo com os povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

O ECOB RN promove ainda discussões envolvendo as mudanças no clima e redução de seus impactos nas comunidades, bem como fortalece a articulação com as universidades e com o ministério público em busca de parcerias de trabalho para a promoção do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas.

Participaram da solenidade de abertura: o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; o Tenente Coronel Flávio Godinho; o coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais; o Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (Semarh), João Maria Cavalcanti; o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Caramuru Paiva.

Comitês de Bacias Hidrográficas do RN

O RN possui três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) em nível estadual: rio Pitimbu, rio Ceará-Mirim e rio Apodi-Mossoró.  Em nível federal, o RN conta com o CBH do rio Piancó-Piranhas-Açu. A Semarh apoia os colegiados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitê), executado pela Coordenadoria de Gestão. Também por ações da Semarh, o Governo do RN está desenvolvendo o processo de criação do CBH do Rio Potengi e trabalha para a criação do Comitê Estadual de Recursos Hídricos.

Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas

É uma entidade que reúne os comitês estaduais do rio Pitimbu, rio Ceará Mirim, rio Apodi-Mossoró e o comitê federal do rio Piancó-Piranhas-Açu, também integrante do estadual. Faz parte do colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui