SELO BLOG FM (4)

Fase de revisão do projeto para Hub dos Correios em SGA deve terminar em julho

FOTO: HEILYSMAR LIMA

O Hub dos Correios, previsto para entrar em operação até 2026, está na fase de revisão para viabilizar eventuais contratações e parcerias. Na última segunda-feira (17), o diretor de Operações dos Correios, Frank Carvalho de Moura, se reuniu com representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, e da Zurich Airport Brasil, atual concessionária do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, para assinar os documentos que autorizam a implementação do equipamento na área do terminal. O projeto está na etapa de revisão de instrumentos, que deve ser finalizada em julho deste ano.

De acordo com os Correios, é na fase atual que os investimentos necessários serão definidos. “O projeto encontra-se em estudo, fase em que a logística e a infraestrutura para implementação do Hub Internacional RN serão detalhadas com a definição dos investimentos necessários para funcionamento. A previsão de conclusão dessa fase é o final de julho de 2024, oportunidade em que se terá condições de informar sobre as necessidades do projeto”, informou o órgão em nota.

O processo está com “tratativas avançadas”, diz o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec-RN), Sílvio Torquato, que participou do encontro. “Já estão bem adiantadas as conversas com a Zurich e a Prefeitura. O fato é que eles vão se instalar. Eles assinaram com a Zurich a liberação da área onde eles vão construir lá dentro do aeroporto, e com certeza o negócio é muito grande e terão vários locais em que serão instalados outros pontos de logística”, detalha.

Os números do futuro equipamento ainda são imprecisos, mas a estatal estima que a quantidade de empregos diretos e indiretos poderá variar em razão da demanda de consumo da região Nordeste, gerando aproximadamente 200 empregos diretos e 1.250 indiretos na capacidade plena. De acordo com o Estado, outro benefício será a disponibilidade de transporte (fluxo de volta das aeronaves) para levar produtos do RN e do Nordeste ao exterior nos aviões cargueiros que chegarão no terminal potiguar.

Segundo dados dos Correios, 25% das mercadorias importadas que chegam ao Brasil para distribuição têm o Nordeste como destino. “Um benefício imediato para a população será a redução do tempo e do custo de entrega, uma vez que o novo centro internacional estará mais próximo dos destinatários”, afirma Frank Carvalho. Ele ressaltou ainda que a estrutura logística também trará oportunidade de fomento de novos negócios baseados em marketplaces, onde diferentes vendedores podem anunciar seus produtos, ajudando a impulsionar as vendas por meio da internet.

Centro será o primeiro do Nodeste

O Centro de Distribuição de Encomendas, a ser instalado em São Gonçalo do Amarante, será o primeiro do Nordeste e o quarto no Brasil, já que atualmente eles se concentram nas regiões Sul e Sudeste, especificamente no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Em agosto, os Correios foram formalmente inseridos na agenda de investimentos do Novo PAC, com a inclusão de projetos estratégicos de ampliação da capacidade de processamento dos objetos nacionais e internacionais, com a instalação de novos Centros Operacionais – dentre eles o hub potiguar; modernização do Parque Logístico Nacional dos Correios e instalação de novos sistemas de triagem automatizada de encomendas.

Com informações da Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

  • Li alguns dias atrás, não lembro se neste blog do amigo FM, que os correios tomou um prejuízo do estopor balaio, não sabe nem se vai ter dinheiro para a folha a partir de agosto/24.
    Então alguém me diga se há dinheiro para viabilizar este HUB.
    É mais fácil sair a ponte do Miguel Mossoró.
    Os correios tá é fud……….ainda por mais de dois anos.

Comente aqui