A Faculdade Estácio Alexandrino acaba de firmar uma parceria com a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), para garantir aos empresários do maior bairro comercial de Natal, o acesso aos serviços gratuitos oferecidos pelos projetos de extensão e núcleos da faculdade, bem como toda a estrutura acadêmica está à disposição dos comerciantes.
A iniciativa é decorrente do projeto Rede Parceira Estácio – Alecrim, que trabalha no estreitamento da relação da instituição de ensino com a comunidade no seu entorno. De acordo com Juliana Rocha, coordenadora do Rede Parceira, a primeira atividade a ser executada com a Aeba será um diagnóstico do perfil comercial do Alecrim, para então serem planejadas ações de reestruturação do modelo de negócios da Associação e dos associados, junto ao projeto ‘Capacita Alecrim’, também da instituição. “É a comunidade dentro da faculdade assumindo o ‘Educar para Transformar’, propósito da Estácio”, afirma Juliana.
“O Alecrim está completamente desorganizado e extremamente carente de verbas públicas, o que torna a atividade empresarial um grande desafio. Mesmo sendo um importante centro comercial que gera impostos em valor expressivo, não se vê uma contrapartida em investimentos dos governos”, ponderou o presidente eleito da Aeba, Pedro Campos, em solenidade de posse da nova diretoria da Aeba.
Mais projetos
O Rede Parceria também acordou colaboração com a Associação dos Escoteiros do Alecrim e o Alecrim Futebol Clube. Em ambas as parcerias, os projetos acadêmicos da faculdade realizarão atividades integradas às necessidades dos grupos. “Com os Escoteiros revisaremos a documentação do museu da entidade e também trabalharemos para reconhecimento do grupo como patrimônio histórico-cultural da cidade, uma vez que eles são centenários e apresentam relevante serviço à sociedade”, expõe a coordenadora.