O Facebook anunciou nessa terça-feira (22) que vai divulgar os gastos de partidos e candidatos a cargos nas eleições municipais deste ano com anúncios na plataforma e no Instagram, além de empresas envolvidas com as eleições. A rede social disponibiliza a partir de hoje ferramentas para que qualquer pessoa possa acompanhar as ações dos políticos nas plataformas.
Campanhas de publicidade no Facebook e Instagram com o selo “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral” ficarão disponíveis por sete anos na biblioteca de anúncios. Ainda há o relatório de transparência, que mostra o total de anúncios sobre política e eleições criados no Brasil com um dos rótulos desde agosto de 2020, assim como o valor total gasto.
A ferramenta já está ativa e mostra que há 98.829 anúncios sobre temas sociais, eleições ou política no Facebook brasileiro desde agosto, com um total gasto de R$ 5.671.066. Nos últimos 30 dias, a página Brasil Paralelo foi a que mais gastou: R$ 236.822 por 2.270 anúncios.
Ela é seguida pelas páginas Eleições 2020 – Cursos Online (Curso eleitoral, gastou R$ 75.318), Marcelo Vitorino (Consultor e professor de gestão de crise, comunicação e marketing político, gastou R$ 57.740), Nufoco Marketing Estratégico (Serviço de marketing na internet, gastou R$ 51.279) e Luisa Barreto (candidata à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PSDB, gastou R$ 41.151). O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PT, Jilmar Tatto, já gastou R$ 24.886 nas plataformas.
Jovem Pan