De acordo com relatório do Ministério Público do RN feito por meio do sistema de análise Confúcio, que monitora os Portais da Transparência dos Municípios e câmaras municipais e disponibiliza o ranking de gastos, inclusive com Covid-19, o município de Extremoz atingiu nota máxima no que diz respeito à transparência de gastos públicos.
São diversos critérios de avaliação dos portais desenvolvido pelo Laboratório de Ciência de Dados do Ministério Público do Rio Grande do Norte – MPRN com o objetivo de atribuir notas ao desempenho dos entes públicos no cumprimento da legislação relativa à política de transparência.
Extremoz alcançou a pontuação total de 800 pontos após a avaliação de oito quesitos, foram eles: Saúde (100 pontos); Qualidade dos dados (100 pontos); Usabilidade (100 pontos); Disponibilidade do portal (100%); Série Histórica (100 pontos); Qualidade da Despesa (100 pontos); Qualidade do Gasto Público (100 pontos) e Qualidade da Compra Pública (100 pontos).
Para a prefeita Jussara Sales, a transparência com os gastos públicos é o principal compromisso da gestão. “É preciso ser responsável e bastante rigoroso com a transparência dos recursos que sabemos que não são inesgotáveis e, por isso mesmo, devem ser utilizados com extrema seriedade e compromisso com o bem público”, pontuou a prefeita.
Cada um dos critérios recebe 100 pontos máximos. Para mais informações, acesse o portal Confúcio do MPRN: https://confucio.gaeco.mprn.mp.br
Tribuna de Notícias