
A APROVAÇÃO DO MUNICÍPIO É FEITA COM BASE EM AVALIAÇÕES TÉCNICAS EM ÁREAS COMO IMPACTO SOCIAL, GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Uma das principais cidades da grande Natal, Extremoz foi agraciada com o Selo Unicef Município Aprovado (edição 2013-2016). Concedida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância, a certificação é um reconhecimento nacional e internacional da mobilização do município para garantir os direitos universais de suas crianças e adolescentes. O prefeito Klauus Rêgo vai receber oficialmente a distinção durante solenidade na Escola de Governo, no próxima sexta-feira (02|12).
Durante os últimos anos o município se mobilizou através de debates, fóruns, feiras, atividades e projetos para a conquista do Selo, que chega para atestar o trabalho e compromisso da atual gestão. Todas as secretarias foram envolvidas no processo e levadas a desenvolver ações que implementassem políticas públicas eficazes, mostrando que em Extremoz o público infanto juvenil têm prioridade absoluta.
“O Selo mostra o empenho de toda uma equipe. É a ela que eu quero agradecer e a todos que direta ou indiretamente se dedicaram e acreditaram que seria possível. Quero dedicar isso principalmente ao meu povo. Extremoz recebe essa certificação inédita e que vem mostrar que foram oito anos trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida do extremozense”, disse o prefeito.
Vale ressaltar que a aprovação do município é feita com base em avaliações técnicas nas áreas previamente estabelecidas pelo Unicef, que são: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. No Rio Grande do Norte menos de um terço dos municípios foi agraciado com o Selo Unicef.
O QUE É O SELO
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes . A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.Para participar da iniciativa, o prefeito deve assinar um termo de adesão e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Os municípios são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância.
