SELO BLOG FM (4)

Exsudato do Cajueiro pode ser uma nova mina de ouro para os cajucultores potiguares

FOTO: DIVULGAÇÃO

Impulsionado pelo mandato do Deputado Estadual, Neilton Diogenes, a extração do exsudato do cajueiro entrou em pauta no Estado do Rio Grande do Norte, como forma de potencializar a geração de renda das famílias que vivem da cajucultura.

No ano de 2022, por exemplo, o RN teve 48.396 hectares de área usada para o plantio de cajueiros. Diante desse potencial, o mandato do Deputado e o projeto Impacta Caatinga, coordenado pela Professora pernambucano, Monica Felts, resolveram implantar a extração do exsudato do cajueiro.

Isso faz com que, um novo produto seja comercializado a partir do plantio já existente do cajueiro. Gerando uma nova fonte de receita para as famílias. “Vai além de uma nova fonte de lucro” – Destaca Neilton – “Gera mais valor. O quilo do caju, por exemplo, é comercializado a 4. O do Exsudato é 30.”, acrescentou ele.

Ocorreram rodas de conversas nas cidades de Serra do Mel, Apodi, Severiano Melo (capital do Caju) e Rodolfo Fernandes para discutir a proposta de exploração. “Estamos falando de algo pro hoje! O produtor explora e a empresa compra. Não é teste, é real. Geração direta de uma nova fonte de renda para as famílias que vivem da cajucultura no nosso estado.”, concluiu Neilton.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui