SELO BLOG FM (4)

Exército promove em Natal Jornada para debater segurança de estruturas críticas

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Exército Brasileiro, por meio da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª BIMtz), vai promover em Natal, a “I Jornada de Estudos Estratégicos: segurança de infraestruturas críticas”. O evento reunirá militares das forças armadas, agentes de segurança pública, especialistas em infraestruturas críticas, técnicos e jornalistas convidados.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 28 de julho de 2025. O encontro será dia 31 deste mês, às 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). As inscrições podem ser feitas no portal do evento.

A I Jornada de Estudos Estratégicos (IJEE) é um evento promovido pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Nordeste (NEE/CMNE) e coordenado pelo Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

O evento tem como objetivo fomentar o debate sobre temas estratégicos de interesse nacional e regional, com ênfase na segurança e resiliência das Infraestruturas Críticas (IC). As Infraestruturas Críticas são definidas pela legislação federal como instalações, serviços e sistemas cuja interrupção ou destruição impactaria de forma significativa a sociedade e a segurança do Estado.

A Segurança de Infraestruturas Críticas (SIC) engloba medidas preventivas e reativas para garantir a continuidade desses serviços essenciais. A IJEE abordará as sete áreas prioritárias de SIC:

  • Águas: barragens e abastecimento urbano de águas;
  • Energia: energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis;
  • Transporte: terrestre, aéreo e aquaviário;
  • Comunicações: telecomunicações, radiodifusão e serviços postais;
  • Biossegurança e Bioproteção;
  • Finanças; e Defesa.

A missão da jornada é abrir discussão para as principais ameaças e desafios enfrentados pelas infraestruturas críticas nacionais, como o transporte, saúde e segurança pública, telecomunicações, internet e serviços postais, fornecimento de energia elétrica, água, gás e combustíveis, serviços bancários, além do abastecimento do comércio e indústria.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas em segurança cibernética, gestão de riscos e proteção de infraestruturas essenciais.

A jornada também abordará as implicações das novas tecnologias e tendências globais na segurança das infraestruturas críticas, a necessidade de colaboração e do compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais da área, além da importância da comunicação com a imprensa e mídia de um modo geral em momentos de crise.

Segundo o assessor de Relações Institucionais e Comunicação Estratégica do Exército na 7ª BIMtz, coronel Erland Mota, “discutir esses temas é investir no desenvolvimento de uma cultura e de comportamentos que garantam a proteção daquilo que sustenta a vida em sociedade — energia, água, comunicações e transportes”. “O evento é um marco regional que buscará fortalecer a colaboração entre as instituições do Estado e garantir resiliência, prevenção e resposta diante de ameaças”, acrescentou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui