O prefeito Emídio Júnior (PP) lidera com grande vantagem a disputa eleitoral para a Prefeitura Municipal de Macaíba, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto EXATUS e divulgada nesta quarta-feira 20 pelo AGORA RN. Segundo o levantamento, se a eleição fosse hoje, Emídio seria reeleito com tranquilidade em todos os cenários estimulados – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores – e espontâneo.
No cenário estimulado 1, quando os entrevistados apresentaram cinco nomes para que os eleitores pudessem escolher, Emídio Júnior recebeu 54,41% das citações, o que o coloca a praticamente 44 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Netinho França, citado por 10,42%. Em terceiro lugar, surge Marília Dias, com 8,95%, seguida por Fernando Cunha, com 3,92% e Doutor João, com 1,47%. Já 12,99% dos consultados disseram que votariam branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados. Outros 7,84% não souberam ou não quiseram responder.
No cenário estimulado 2, quando apresentados três nomes, o de Emídio Júnior obteve 55,76% das citações de votos, mais uma vez ficando à frente do segundo colocado, Netinho França, com uma larga vantagem, desta vez, 43,26 pontos percentuais. Netinho foi citado por 12,5% dos eleitores consultados. Doutor João ficou em terceiro lugar, com 1,84%. Responderam que votariam branco, nulo ou nenhum 18,38% e outros 11,52% não souberam ou não quiseram responder.
Já no cenário estimulado 3, quando apresentados apenas os nomes de Emídio Júnior e Netinho França, o prefeito mais uma vez obteve larga vantagem, ficando a 43,5 pontos percentuais à frente do segundo colocado. Enquanto Emídio foi citado por 56,37% dos eleitores consultados pelo Instituto Exatus, Netinho foi afirmado por 12,87%. Afirmaram que votariam branco, nulo ou nenhum, 19%. Já 11,76% não souberam ou não quiseram responder.
No cenário estimulado 4, quando foram apresentados os nomes de Emídio Júnior e de Doutor João, o atual prefeito estaria reeleito com uma vantagem de 53,8 pontos percentuais. Emídio foi citado por 56,99% dos eleitores consultados, enquanto, Doutor João foi falado por 3,19%. Neste cenário, responderam que votariam branco, nulo ou nenhum, 23,53%. E 16,3% não souberam ou não responderam ao questionamento.
No no cenário estimulado 5, entre Emídio Júnior e Fernando Cunha, o prefeito também obteve vantagem de mais de 50 pontos percentuais, sendo citado por 57,11% dos consultados, contra 6,13% de seu oponente. Responderam que votariam branco, nulo ou nenhum, 21,94%, enquanto outros 14,83% não souberam ou não quiseram responder.
Finalizando os cenários estimulados, foi apresentado ainda o nome de Emídio Junior contra o de Marília Dias. E, novamente, o gestor venceria com facilidade o pleito, já que foi citado por 55,88% dos eleitores consultados. Por sua vez, Marília foi falada por 8,82% dos entrevistados. Entre os que afirmaram que votariam branco, nulo ou nenhum, 20,47%. Outros 14,83% não souberam ou não quiseram responder.
Espontâneo
O Instituto EXATUS quis saber em quem o eleitor macaibense votaria, em um cenário espontâneo – quando o eleitor fala o nome do seu pré-candidato escolhido. E, também nesta situação, o prefeito Emídio Júnior foi o mais lembrado, tendo recebido 37,5% das citações. Em um distante segundo lugar, surge Netinho França, com 6,25%; seguido de perto por Marília Dias, com 5,27%; Fernando Cunha, com 2,7% e Doutor João, com 0,61%. Não souberam ou não quiseram responder ao questionamento 42,16% dos eleitores consultados. Já 5,51% responderam que votaria branco, nulo ou nenhum.
Rejeição
Outro questionamento feito pelo Instituto EXATUS aos eleitores de Macaíba foi com relação à rejeição para a Prefeitura Municipal, ou seja, em quem eles jamais votariam para prefeito. Em primeiro lugar no quesito ficou Doutor João, citado por 13,24% dos consultados. Netinho França obteve o segundo lugar em rejeição, com 13,11%.
Emídio Júnior ficou em terceiro, com 12,38%; Marília Dias aparece em quarto, com 10,17% e Fernando Cunha em quinto, com 7,11%. Dos 816 eleitores consultados, 30,15% não souberam ou não quiseram responder. Já 13,85% responderam que não rejeitavam nenhum dos pré-candidatos citados e que votariam em qualquer um deles.
Emídio tem gestão aprovada por quase 60% dos macaibenses
O Instituto Exatus ainda perguntou sobre a avaliação que os macaibenses fazem da gestão do prefeito Emídio Júnior à frente da Prefeitura de Macaíba. E os números obtidos pela pesquisa revelam que 58,33% dos eleitores consultados aprovam a administração municipal do pré-candidato à reeleição. Já 28,19% responderam que desaprovam a gestão de Emídio, enquanto 13,48% ou não souberam ou não quiseram responder ao questionamento.
Também foi perguntado aos macaibenses qual a avaliação que eles fazem da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), que está cumprindo em seu segundo mandato à frente do governo do Rio Grande do Norte. Entre os consultados, 48,28% desaprovam a gestão da petista. Já 6,86% não souberam ou não responderam.
E, em âmbito federal, o Instituto EXATUS quis saber também como o macaibense vê a gestão do presidente Lula (PT), que está em seu segundo ano de mandato. Entre os 816 eleitores consultados para a pesquisa, 74,02% aprovaram a gestão do petista; 22,67% desaprovam e outros 3,31% não souberam ou não quiseram responder.
Dados do levantamento
A pesquisa de intenção de votos em Macaíba, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número RN-02164/2024, foi realizada entre os dias 15 e 16 de março, quando 816 eleitores foram consultados por uma equipe de sete entrevistadores, dois supervisores e um estatístico. A margem de erro é de 3,4% para mais ou para menos, com 95% de confiança.
Agora RN