Apesar do nome não ter sido mencionado em uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Parnamirim, divulgada recentemente pela empresa Focos Marketing, a ex-primeira dama de Natal Andréa Ramalho já transferiu seu domicílio eleitoral para a terceira maior cidade potiguar.
Ela, que também foi ex-secretária de Políticas para as Mulheres de Natal, poderia entrar na disputa, sendo candidata à prefeita em 2020? Esposa do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, Andréa é nora de Agnelo Alves, que mesmo In memoriam, é lembrado como maior líder político de Parnamirim, segundo pesquisas.
IMPEDIMENTO – Em julho passado, durante entrevista ao Parnamirim Agora, o advogado eleitoral Fábio Holanda afirmou que Andréa Ramalho estava impedida de ser candidata à prefeitura de Parnamirim nas eleições de 2020. Ele explicou que o Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, definiu que o político que já exerceu dois mandatos consecutivos na chefia de executivo municipal, mesmo que pleiteie candidatura em município diferente, está impedido de buscar o terceiro mandato. A decisão também recai para os cônjuges, como é o caso da ex-primeira-dama de Natal.
Carlos Eduardo foi eleito prefeito de Natal em 2012 e reeleito em 2016, tendo renunciado no ano passado para disputar o Governo do Estado – ele ficou em 2º lugar.
Na referida pesquisa, o nome mais apontado pelos entrevistados foi do atual prefeito Rosano Taveira, com 11.3%. No mesmo grupo do prefeito, conseguiu boa intenção de voto o vereador Abidene Salustiano com 5,5%. Já na oposição, aparecem o ex-prefeito Maurício Marques 9,1% (segunda maior intenção de votos); tabelião Airene Paiva com 4,4%; jornalista e empresário Pinto Júnior, 2,4%; professor Iran Padilha, 1%; vereadora professora Nilda Cruz 0,4%; professora e empresária Francisca Henrique, 1,3%; militante político e empresário Santana 0,4%.