Escolher um filme para assistir é uma tarefa cada vez mais difícil. Os espectadores, além de conciliar os gostos de amigos e familiares, precisam navegar pelos catálogos extensos das plataformas de streaming como Netflix e Amazon Prime, onde é fácil perder vários minutos tentando decidir o que vale a pena ser visto. Para tentar facilitar esse processo, nasceu o aplicativo Chippu, que usa uma mistura de algoritmo com curadoria humana para indicar quais filmes os usuários não podem perder.
Por trás do app está Thiago Romariz, ex-diretor de conteúdo do site de entretenimento brasileiro Omelete e atual diretor de conteúdo da startup de pagamentos Ebanx. Junto com o empresário Vitor Porto e os engenheiros de software Luigi Pedroni e Thamer Hateme, o jornalista desenvolveu a solução em um mês durante a quarentena. A rapidez na execução só foi possível porque a ideia do projeto existe há dois anos, então os sócios sabiam exatamente o que precisavam construir.
O lançamento da plataforma, na última sexta-feira, 22, foi um sucesso. O volume de downloads foi tão grande que os servidores não deram conta da demanda. No domingo, o app estava em primeiro lugar na Google Store e entre os dez primeiros na categoria de entretenimento da App Store. A expectativa é que hoje o aplicativo passe de 40.000 downloads no total. “Não esperava, minha meta para o primeiro mês era ter 10.000 downloads, nunca imaginei que isso fosse acontecer”, diz Romariz.
O feedback geral dos usuários têm sido positivo e eles estão engajados na nova plataforma. No domingo, por exemplo, entre oito e nove horas da noite, o Chippu deu, em média, cinco dicas de filme por segundo. “O aplicativo realmente resolveu um problema, as pessoas decidiram que não querem mais ficar 30 minutos navegando na Netflix para ver um filme”, afirma o Romariz.
Exame