SELO BLOG FM (4)

Ex-aluna de projeto social do Sesc RN está concluindo graduação nos Estados Unidos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Filha de pescador e bordadeira, a caicoense Ana Santana é uma jovem estudiosa, inteligente, sonhadora e curiosa. Tem apenas 21 anos de idade, mas já viajou o mundo, e hoje cursa Neurobioquímica, no Trinity College, em Connecticut, nos Estados Unidos. Uma jornada, que segundo ela, começou dentro dos muros do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN).

Ana foi aluna do Sesc Cidadão, na unidade Sesc Seridó, entre os anos de 2008 e 2013, onde despertou para aprendizados significativos de autonomia, desenvolvimento crítico, protagonismo e criatividade. “Em todas as atividades que a gente tinha, a autonomia desde criança já estava sendo estimulada em mim, lá no Sesc Seridó. Eu consegui usar o conhecimento que eles estavam me proporcionando, junto ao que eu aprendia na sala de aula, para entender o meu processo educativo como sendo algo integral na minha vida”, afirma.

O Sesc Cidadão é um projeto social que oferece diversas atividades lúdicas, culturais e esportivas, no contraturno escolar, a crianças e adolescentes. Durante todo o seu Ensino Fundamental I, Ana esteve vinculada ao projeto em Caicó, desenvolvendo atividades que a transformariam em uma cidadã mais completa.

Após os cinco anos no projeto social, Ana participou de um processo e, em 2018, foi selecionada para estudar na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), que é uma escola-residência de ensino integral no Rio de Janeiro. A experiência, segundo ela, também foi extremamente enriquecedora, onde teve seu primeiro contato com as ciências naturais: biologia, física e química.

Fez os dois primeiros anos do Ensino Médio no Sesc, até que foi selecionada por uma organização internacional sem fins lucrativos, com 18 colégios espalhados pelo mundo: estudou os últimos dois anos da educação básica em Hong Kong, na China. Ao final, conseguiu outra bolsa, desta vez para cursar uma graduação e, desde então, estuda na Trinity College, em Connecticut, na costa leste dos Estados Unidos. Ela estuda Neurobioquímica, ramo da neurociência ainda pouco conhecido no Brasil.

A bordadeira Marlene sempre chamou a filha de sonhadora, mas Ana acredita que esta sua característica foi indispensável para alcançar tantas conquistas como tem feito nos últimos anos. E é isso que ela deixa como mensagem, a todas as crianças que também são beneficiadas pelo Sesc Cidadão: “Seja uma pessoa que está sempre atrás de buscar a sua expansão intelectual e crítica, sempre tenha aquela habilidade de, quando um conhecimento for repassado para você, estar sempre questionando o que te foi dado e também tendo a iniciativa e autonomia de pesquisar por você mesmo, indo além do que é dado em sala de aula. E sempre ter essa garra dentro de você, que a gente no Sertão, como nordestino, tem muito. Sempre lutar pelos seus sonhos, que não são limitados. Persista e insista, que tem um caminho para chegar lá, com certeza”, finaliza.

O diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, parabenizou Ana Santana pela iniciativa e vontade de aprender, afirmando que ela é um exemplo para todos os jovens, sobretudo os atendidos pelos projetos do Sesc. “O Sesc Cidadão foca na formação da criança e do adolescente no sentido de complementação do que é visto na sala de aula. Eles são convidados a explorar seus conhecimentos de forma lúdica, desenvolverem suas expressões artísticas, frequentemente movimentando seus corpos e atuando ativamente na construção de atividades. Há a preocupação com o trabalho integral daquela criança, mente e físico”, explica o diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui