Cerca de 150 estudantes potiguares participam, nesta segunda-feira (11), de uma oficina que tem o objetivo de contribuir para a construção de metodologias e currículos direcionados à aprendizagem na idade certa. A ideia é que a mobilização colabore com o enfrentamento do desafio do atraso escolar. Planejado a partir da metodologia de design thinking, o encontro estimulará a criação coletiva de projetos que buscam, com o envolvimento ativo de adolescentes, desenvolver a cultura de sucesso escolar e, assim, fortalecer a rede de ensino do estado. A oficina acontecerá na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, a partir das 13h30.
A iniciativa está inserida no Programa Educacional Caminhos de Aprendizagens: Avexadas para Aprender, realizado pela Secretaria de Estado da Educação da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RN), com o apoio técnico do UNICEF e parceria do Itaú Social. Alinhado à estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF, o programa propõe ainda a escuta de adolescentes e a formação de professores e gestores para disseminar o enfrentamento da distorção idade-séria (dois anos ou mais de atraso escolar).
A oficina será promovida pela Ceça – Laboratório Colaborativo, marcando o início de uma série de encontros e mentorias e culminando com a apresentação de projetos voltados a alternativas para a participação engajada de estudantes nas discussões das escolas.
Exclusão
O Brasil vinha avançando, lentamente, no acesso de crianças e adolescentes à escola. Com a pandemia da covid-19, no entanto, o país regrediu. Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não tiveram acesso à educação no Brasil – número semelhante ao que o País tinha no início dos anos 2000. No Rio Grande do Norte, 160 mil meninas e meninos (24,9%) ficaram sem esse direito no mesmo período, segundo o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação”, do UNICEF e Cenpec Educação. Os números indicam agravam o atraso escolar, ampliando o risco da evasão e do abandono escolar.