Alunos da Rede Municipal de Educação de Natal participaram da solenidade de premiação da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017. A cerimônia regional do Rio Grande do Norte aconteceu na tarde da última sexta-feira (31), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento reuniu estudantes, professores, gestores, familiares e autoridades da Educação.
Nesta edição da OBMEP, em um universo de mais de 18 milhões de estudantes, as unidades municipais de Natal foram premiadas com a conquista de cinco alunos medalhistas de bronze e 14 estudantes que receberam o certificado de Menção Honrosa. O professor Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, da Escola Municipal 4º Centenário também foi premiado pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No total, participaram 32 escolas (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e duas escolas da Educação de Jovens e Adultos (Nível III e IV), da Rede.
Uma medalha de bronze foi conquistada pela estudante Alana Camile da Silva, de 13 anos, da Escola Municipal 4º Centenário. A aluna contou que sua matéria preferida é Matemática e que além de estudar regularmente na escola, também realiza exercícios em casa. “Estudo todos os dias. Fiquei muito feliz com a premiação da medalha de bronze”, afirmou.
A mãe de Alana, que tem a profissão de gari, Ana Maria da Silva, estava bastante orgulhosa com a conquista da filha. “Estou muito feliz. Desde pequena sempre incentivamos nossa filha para os estudos. Realizamos em casa jogos educativos, pensando também, no aprendizado dela”, contou a mãe.
A aluna Samantha Luize de A. Constancio, do 9º ano da E. M. 4º Centenário, também foi premiada com a medalha de bronze. Samantha que estava bastante surpresa com o resultado, afirmou já ter participado de outras edições da Olimpíada, porém desta vez se dedicou mais aos estudos. “Estou muito contente com o meu resultado, pois eu estava com uma rotina de estudos na escola e na minha casa”, disse a estudante.
Foram premiados ainda os alunos medalhistas de bronze: Robert Deyvid Silva Nascimento, da Escola Municipal Professora Palmira de Souza; Caio Henrique Jardelino Lima, da Escola Municipal Professor José do Patrocínio e Douglas Emanuel Dias de Oliveira, da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira.
Participou da mesa de abertura e entrega das medalhas e premiações, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos Campos de Souza, representando a titular da SME, a professora Justina Iva de Araújo Silva. Para a adjunta pedagógica, “é um momento de alegria e reconhecimento do trabalho das escolas e dedicação dos alunos e professores, da Rede”.
Segundo a professora Judineide Domingos, é muito importante o apoio da família e do empenho dos professores, para o sucesso dos estudantes. Também parabenizou o engajamento da equipe da Educação Municipal de Natal. A equipe de matemática da SME também participou da solenidade.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.
Menção Honrosa:
Nível 1
Clarice dos Santos Silva – E. M. Professora Terezinha Paulino de Lima
Luis Eduardo Martins Machado – E. M. 4º Centenário
Taylane Lima do Nascimento – E. M. Professora Francisca Ferreira
Katarina Kelly Santos Nascimento – E. M. 4º Centenário
Pedro Arthur Regis de Souza – E. M. Professor Zuza
Marcos Aurélio Lima Bezerra Silva – E. M. 4º Centenário
Maria Cecília Tonico Varela – E. M. Professora Maria Madalena Xavier de Andrade
Leanderson Vitor Moura de Araújo – E. M. 4º Centenário
Nível 2
Henrique Jerônimo Nunes – E. M. Professora Maria Alexandrina Sampaio
Alan Sol Alves Dias – E. M. Professor José do Patrocínio
Gabriella Silva do Nascimento – E. M. Prefeito Mario Lira
Daniel Henrique Oliveira Fernandes – E. M. Professora Francisca Ferreira
Ildson De Oliveira Silva – E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti
Felipe Eduardo da Silva Menezes – E. M. 4º Centenário