SELO BLOG FM (4)

Estudante do IFRN Campus-Central conquista 1º lugar geral na Olimpíada de Matemática nacional

FOTO: REPRODUÇÃO

A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi bastante promissora para estudantes de todo o IFRN. Após a divulgação do resultado, alunas e alunos de 17 dos 22 campi do Instituto tiveram seus nomes divulgados entre medalhistas ou menções honrosas. É o caso de Klaus Reiginer, do Campus Natal-Central (CNAT).

Destaque dessa edição, o estudante do curso integrado de Informática para Internet obteve a maior nota de todo o Brasil nessa edição e conquistou o primeiro lugar geral entre os medalhistas de ouro. Para Klaus, que cursa Informática para Internet, a premiação vem laurear um trabalho em conjunto de alunos e docentes.

“Fico feliz com o resultado, não só o particular como também o do grupo do campus como um todo. Esse resultado foi potencializado por causa dos ensinamentos dos professores Dayvid Marques e Emanuel Gomes. Logo no começo, quando entrei no IFRN, isso me ajudou a fortificar minha base em matemática e a melhorar meus resultados”, explica Klaus, que sempre participa de outras olimpíadas acadêmicas.

“Esse resultado é fruto também dos primeiros anos nos quais participei da Obmep, que foi um período intenso de treinos em matemática. Foi um momento de ganhar experiência, consolidar a base e ir obtendo resultados melhores. Tenho gratidão a Deus pelo resultado e pelo treinamento que os professores me propiciaram, me ajudaram bastante”, concluiu.

Formação humana e técnica de excelência

A visão de Klaus sobre esse processo converge, exatamente, ao que pensa o professor Jonas Lemos, diretor-geral do Campus Natal-Central. Ao avaliar a performance dos alunos na Olimpíada, ele aponta a boa relação professor-aluno como um dos pilares institucionais.

“O resultado alcançado por estudantes do Campus em olimpíadas dessa natureza é fruto de uma formação humana e técnica de excelência que eles adquirem aqui, graças ao estreito relacionamento entre o docente e discente presente em nosso cotidiano”, destacou Jonas.

Romana Galvão, estudante do terceiro ano do curso integrado de Administração, garantiu, também, uma medalha de ouro na Obmep e traduz a experiência de forma muito positiva.

“A Obmep é a olimpíada mais conhecida do país e a maior olimpíada de matemática do mundo, então fiquei extremamente feliz pelo resultado individual e da instituição. Desde o sexto ano eu participo da olimpíada e costumo dizer que ela é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa que a ‘abraça’ genuinamente. Além disso, ela abre muitas portas para os alunos, como ofertar cursos de iniciação científica e ser um bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por fim, foi um resultado extremamente positivo para a instituição e que incentivará outros talentos do IFRN”, contou.

“O Campus Natal-Central tem tradição nessas premiações de matemática de um modo geral, em particular na Obmep. Sempre o nosso campus vem obtendo destaque no nível 3, que é a categoria do nível médio. Nessa última edição conseguimos trazer 10 medalhas”, relata o professor Dayvid Marques, que é coordenador de olimpíadas de Matemática do Cnat e que, também, acompanhou de perto estudantes que participaram da Olimpíada.

Com informações do Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui