SELO BLOG FM (4)

Estado deve garantir acessibilidade no Centro de Convenções de Natal em 120 dias

JUSTIÇA APONTA QUE AS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE CONVENÇÕES EM NATAL NÃO ESTÃO EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO.

O Estado do Rio Grande do Norte deverá adaptar as instalações físicas do Centro de Convenções de Natal, a fim de garantir o pleno acesso, a circulação e a utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida em todo o ambiente. A sentença é do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, que julgou procedente Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual, sob o argumento de que o Centro de Convenções, ao não adequar tais adaptações, desobedece a legislação.

O MP ainda apontou a existência da Lei Estadual nº 8.475/04, a qual institui a obrigação ao Estado do Rio Grande do Norte no sentido de incluir em seu orçamento e de realizar as adaptações necessárias à acessibilidade em todos os prédios e vias públicas.

As adequações devem ser baseadas nos termos da legislação vigente e seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 9050/2004), no prazo máximo improrrogável de 120 dias, sob pena de multa de R$ 3 mil por dia de atraso na realização das obras, valor a ser revertido para o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência.

Fonte: TJRN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui