Considerado um dos estados brasileiros com grande potencial para produção de energias limpas, o Rio Grande do Norte assume o protagonismo nos debates para se construir as bases de uma futura política de transição energética no país, que rume na direção da descarbonização dos transportes, edificações e indústrias, almejada em todo o mundo. De acordo com informações do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o setor de energia do país responde por somente 19% das emissões de gases de efeito estufa, enquanto em todo o globo esse percentual de emissões do segmento chega a níveis de 76%. Atualmente, mais de 72% da matriz energética brasileira já são de fontes limpas. Especialistas e representantes de instituições públicas e privadas de todo o país, a partir da próxima semana, estarão reunidos em Natal para discutir a centralidade das energias renováveis e o mercado.
O encontro ocorre durante o Fórum de Energias Renováveis 2022 – Energia sem Limites, que será realizado nos dias 8 e 9, no hotel Holiday Inn, com pelo menos 31 especialistas discutindo e abordando as principais temáticas ligadas à produção de energias limpas e mercados para pequenas empresas junto aos players do setor como estratégia para o desenvolvimento do Brasil.
O evento será transmitido dentro da programação remota da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que começa presencialmente nesta quinta-feira (3) e vai até o dia 16, na cidade do Cairo, no Egito. O fórum é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, Federação das Indústrias do RN (Fiern) e Senai com apoio de diversas instituições parceiras, iniciando as ações do Polo Sebrae de Energias Renováveis. Para participar, as inscrições podem ser feitas no site do evento (www.forumdeenergias.com.br).
O Fórum irá trazer uma diversidade de temas em duas arenas simultâneas: Arena Solar e Arena Eólica, onde estão previstos para ocorrer 34 painéis temáticos. Além disso, haverá também os espaços Talk e Network, que servirão para os participantes ampliarem o conhecimento sobre gestão e relacionamentos, visando fomentar novos negócios neste segmento.
Energia sem limites
De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt, os palestrantes vão debater a questão da transição energética do país a partir de diversos tópicos, que estão intrinsecamente vinculados a políticas de investimento, mercado, Regulação e integração das matrizes. “Esta edição do fórum vai abordar assuntos ligados às principais fontes de energia limpa, sobretudo nas áreas de energias eólica e solar, além do carbono, biogás e hidrogênio verde”.
Na área de energia solar, há temas importantes a serem discutidos, como Regulação, Novas Tecnologias, Mercado de Carbono, Mercado Livre de Energias, Tendências para o setor de energia para o Brasil, participação feminina nas energias, desafios para inserção profissional no mercado de energia, biogás e hidrogênio verde, mobilidade elétrica. Entre outros assuntos relevantes que serão tratados, estão a diversidade e inclusão na energia solar, financiamento, marketing e vendas para o segmento de energias.
Segundo dados da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), no RN existem 32.224 sistemas conectados de energia solar fotovoltaica, correspondendo a uma potência instalada de 321,4MW com crescimento de 80% em 2022 comparando com 2021.
A energia eólica também entra em pauta no evento, uma vez que o Rio Grande do Norte é um dos estados expoente nesse tipo de produção, ocupando a primeira posição com aproximadamente 7 GW de potência. Para se ter dimensão do que isso representa, basta saber que 1 GW já é o suficiente para abastecer a população de todo o Nordeste de sobra. O estado conta com 218 parques eólicos, sendo o segundo no país em número de parques, e atualmente gera um quarto da energia eólica no Brasil. O cenário para exploração desse potencial no mar – o chamado setor eólico offshore – também entra no rol de análises do fórum, ao debater os desafios do futuro nessa área.
Para cumprir essa extensa programação de debates, o Fórum de EnAgora, prepara-se para explorar as áreas offshore, com instalação de parque com aerogeradores em águas continentais.ergias Renováveis 2022 – Energia sem Limites contará com a presença de empresas, instituições e profissionais de referência em suas áreas de atuação, com destaque para a ABSOLAR, GREENER, ANEEL, BRIGHT ESTRATEGIES, APER, ABGD e SUM MOBI, entre outras. A programação com os horários de cada palestra está disponível no site do evento.