SELO BLOG FM (4)

Escolas estaduais do RN receberão reconhecimento da Unesco por práticas de paz

ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL HILTON GURGEL DE CASTRO, EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU, FOI UMA DELAS. FOTO: REDES SOCIAIS

Sete escolas da rede estadual de educação estão entre as unidades de ensino que pleiteiam o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de instituições de referência no trabalho sobre cultura de paz, identidade e respeito. A organização possui a rede do Programa de Escolas Associadas (PEA), que reúne escolas com projetos nas áreas citadas. Em 2018, o RN contou com quatro escolas certificadas pelo PEA.

A conquista da aquisição do selo pode durar mais de três anos. A representante da UNESCO no RN, Flávia Nóbrega, enfatiza que a experiência serve como uma imersão dos professores e alunos em conteúdos culturais da sociedade, além de ressaltar o respeito pelo próximo. “Esse tipo de trabalho dentro das escolas faz com que o aluno possa conhecer o mundo, e não ficar limitado a conteúdos determinados”, justifica Flávia.

Todos os anos, ocorre o encontro das escolas participantes da rede PEA/Unesco. Uma das participantes que esteve presente na atividade do ano passado, que ocorreu em Salvador, capital da Bahia, foi a professora Guette Soares, representando a escola estadual Maria Luiza Alves Costa, localizada no bairro de Felipe Camarão, em Natal. De acordo com a professora, “eles passaram a se compreender, pois o bairro de Felipe Camarão tem um valor histórico e cultural muito forte”, reforça.

Este ano, sete escolas da rede estadual de ensino estão pleiteando o selo do Programa de Escolas Associadas da Unesco. Em setembro, acontecerá o Encontro Nacional Rede PEA-Unesco 2019, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Esse encontro vai reunir as apresentações dos projetos e compartilhamento de ideias dos professores inscritos representando as escolas.

Promoção de paz nas escolas

Na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), existe o Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas, responsável em sensibilizar e capacitar educadores e gestores para as demandas de promover a Cultura de Paz no ambiente escolar.

Segundo o coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e os Direitos Humanos (NEEPDH), João Maria Mendonça, a escola tem o papel fundamental na construção da cultura de paz na sociedade. “Se é na mente do homem que nasce a violência e é construída socialmente, será na mente dele que nascerá a educação de uma cultura para à paz”, explica. Além disso, João Maria ressalta que a cultura de paz é constituída pelo indivíduo. “Nós criamos essa cultura de paz nas escolas tomando como perspectiva o respeito, a diversidade e a tolerância”, apresenta.

Confira aqui lista das escolas da rede estadual de ensino que participarão este ano:

Escola Estadual Alceu Amoroso Lima – Lagoa Azul

Escola Estadual Josafá Sisino – Parnamirim

Escola Estadual Professor Antônio de Souza – Parnamirim

Escola Estadual Prof Arnaldo Arsênio – Parnamirim

Escola Estadual Vale do Pitimbu – Pitimbu

Escola Estadual Professor Carlos Bello Moreno – Neópolis

Escola Estadual de Tempo Integral Hilton Gurgel de Castro – São José de Mipibu

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui