A Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran do Rio Grande do Norte abre a partir desta quinta-feira (31) a pré-inscrição para os candidatos que desejem a formação ou atualização no Curso de Instrutor de Trânsito. A capacitação concede o conhecimento técnico e prático para que o cidadão possa ser responsável pela formação, capacitação, atualização e reciclagem de candidatos a habilitação (CNH), transmitindo os conteúdos básicos, teóricos e práticos, exigidos pela legislação vigente.
A Coordenação da EPT/RN disponibilizou um link na internet que possibilita ao cidadão realizar sua pré-inscrição sem precisar se deslocar até uma unidade do Detran, bastando acessar AQUI e preencher o formulário com os dados contendo nome completo, CPF, telefone, e-mail, instituição ou órgão (caso pertença) e o curso se é para formação voltada a servidor, capacitação (Público Geral) ou atualização.
O Curso para formação de Instrutor de Trânsito conta com carga horária de 180h compreendendo os módulos de Fundamentos da Educação; Didática; Língua Portuguesa; Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego; Proteção e Respeito ao Meio Ambiente; Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito; Noções sobre funcionamento de veículos; Prática de Direção Veicular em veículos de 2 e 4 rodas; e Prática e Ensino Supervisionado.
Já o curso de atualização de Instrutor de Trânsito tem carga horária de 20h, versando sobre os conteúdos dos cursos de capacitação, abordando as atualizações na legislação, a evolução tecnológica e estudos de casos, que trabalham a relação da prática com os fundamentos teóricos do curso.
Segundo o coordenado da EPT, Felipe Barreto, para ingressar no curso de Instrutor de Trânsito é preciso que o cidadão seja maior de 21 anos, comprove escolaridade mínima de Ensino Médio, não pode ter sofrido nenhuma penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre outras. “Pretendemos até o próximo dia 08 de abril iniciar o processo das inscrições definitivas. Nosso objetivo é abrir o curso para o público em geral como forma de ampliar os profissionais aptos a atuar como instrutor”, informou.